Mobilização tranca rodovia Régis Bittencourt no Vale do Ribeira

Manifestantes da região do Vale do Ribeira (SP) trancaram por volta das 16 horas desta quinta-feira (11) a BR 116 (Rodovia Régis Bittencourt) no município de Registro para exigir o […]

Manifestantes da região do Vale do Ribeira (SP) trancaram por volta das 16 horas desta quinta-feira (11) a BR 116 (Rodovia Régis Bittencourt) no município de Registro para exigir o cancelamento das hidrelétricas na região, além de melhorias na saúde e educação.

A mobilização é coordenada por um conjunto de organizações populares que representam trabalhadores urbanos e populações de comunidades rurais ameaçadas por hidrelétricas. A Unidade Popular Vale do Ribeira conta com organizações de professores, estudantes, atingidos por barragens, sindicatos e movimentos.

Além do cancelamento dos planos de hidrelétricas no Vale do Ribeira, o protesto pressiona o prefeito de Registro para melhorar a qualidade da educação e do transporte. Segundo os manifestantes, o transporte urbano está dominado por três empresas que criaram um monopólio e passaram a adotar medidas que prejudicam a população do município, como aumento de tarifas e falta de ônibus de qualidade.

As lutas ainda cobram a criação de postos de saúde e a contratação de mais médicos para atender de forma adequada a população através de saúde pública, gratuita e de qualidade.

Para Liciane Andioli, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região, “as paralisações são justas e necessárias para obter conquistas ao povo e seguirão até o momento que os problemas forem resolvidos”. 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro