Via Campesina desocupa CODEVASF, mas mobilização continua

Após 30 horas de ocupação do prédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), em Montes Claros (MG), com um mandato de reintegração de posse […]

Após 30 horas de ocupação do prédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), em Montes Claros (MG), com um mandato de reintegração de posse desde as 22 horas de ontem (10), movimentos sociais ligados à Via Campesina desocuparam o local no início desta tarde (11).

 A decisão veio depois do anúncio da realização de uma reunião amanhã (12), em Brasília, junto ao presidente nacional da CODEVASF, Elmo Vaz , além da superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em exercício, Érica, para encaminhamentos das pautas que já foram entregues há 2 anos à  sede CODEVASF Regional e 3 meses à CODEVASF Nacional.

Para o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Moisés Borges, só com lutas e pressão popular se avança na reivindicação de direitos dos atingidos pelos grandes projetos de irrigação na região. “Reafirmamos que estamos dispostos a voltar a ocupar a CODEVASF caso nossa pauta não seja atendida de maneira satisfatória”, afirmou.

A partir de 15 horas, os 350 ocupantes começaram a deixar o prédio e se somaram ao ato que ocorre nas ruas de Montes Claros, que conta com milhares de manifestantes. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro