Via Campesina ocupa a CODEVASF em Montes Claros

Movimentos Sociais ligados a Via Campesina ocuparam CODEVASF para exigir o cumprimento do acordo realizado há mais de três meses   Na manhã desta quarta-feira (10), cerca de 300 militantes […]

Movimentos Sociais ligados a Via Campesina ocuparam CODEVASF para exigir o cumprimento do acordo realizado há mais de três meses

 

Na manhã desta quarta-feira (10), cerca de 300 militantes ocuparam a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) em Montes Claros, no estado de Minas Gerais.

A ação é realizada com o objetivo de exigir o cumprimento do acordo firmado no dia 27 de março deste ano, entre a estatal e os atingidos pelos Projetos Gorutuba e Jequitaí.

“Já se passaram mais de 03 meses da última reunião e não recebemos nenhuma resposta do Governo Federal, enquanto isso estamos sendo pressionados e ameaçados de despejo” afirmou Geraldo Pires, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

O acordo prevê basicamente dois pontos de discussão. O primeiro reivindica a necessidade de articular uma reunião em Brasília entre Ministério da Integração Nacional, CODEVASF e atingidos para resolução das pautas específicas de ambos os projetos de irrigação administrados pela empresa. Já o segundo diz respeito à garantia de apresentação da pauta dos atingidos à CODEVASF Nacional, para esta apresentar uma proposta de resolução dos conflitos na região.  

A reunião na qual ocorreu a assinatura do acordo, contou com a presença de representantes da CODEVASF Nacional e Regional, do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais (CONEDH), além de diversos movimentos sociais e dos atingidos pelos projetos de irrigação.

“É um desrespeito o que a CODEVASF têm feito na região, privatizando a água, beneficiando o grande produtor e deixando os camponeses na miséria” enfatizou Moisés Borges, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Segundo os movimentos sociais a ocupação irá permanecer até que o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional em Brasília, abra diálogo e execute o acordo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro