Povo de Altamira volta às ruas por direitos

*Atualizada às 23h17 Nesta quinta-feira (11/07), cerca de 300 moradores de Altamira, cidade atingida pela hidrelétrica de Belo Monte, tomaram as ruas novamente para exigir seus direitos. O objetivo é […]

*Atualizada às 23h17

Nesta quinta-feira (11/07), cerca de 300 moradores de Altamira, cidade atingida pela hidrelétrica de Belo Monte, tomaram as ruas novamente para exigir seus direitos. O objetivo é exigir um posicionamento da prefeitura municipal com relação ao acesso a água e energia, construção de um hospital, reestruturação das escolas, entre outras medidas.

A ação, batizada de #DireitosJá, foi organizada pelos movimentos sociais presentes na região, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, União da Juventude Socialista, Pastoral da Juventude, entre outros. Se somam também entidades das categorias de trabalhadores.

“Com a chegada da barragem de Belo Monte, Altamira virou um caos e as compensações sociais foram sendo deixadas de lado. Vamos exigir que a prefeitura de posicione frente a isso, cumpra com seu dever e cobre da Norte Energia o que é responsabilidade da empresa”, afirmou Antônio Claret, militante do MAB.

Este é o segundo ato do #DireitosJá. O primeiro aconteceu no dia 27 de junho e foi inspirado pelas grandes mobilizações que tomaram conta do país, exigindo uma ampla pauta de políticas públicas. “O intuito agora é apresentar uma pauta mais enxuta para a prefeitura, para que possamos cobrar melhoras concretas”, afirmou o estudante Marcelino Rodrigues, um dos organizadores. O ato também se soma ao dia nacional de paralisação proposto pelas centrais sindicais e movimentos sociais em todo o Brasil.

Após concentrar-se em frente ao ginásio da Brasília, os manifestantes saíram em marcha até a prefeitura e encontraram o prédio de portões fechados. Houve discussão com uma comissão de representantes da prefeitura, que se negou a deixar o povo entrar no local. O O prefeito, Domingos Juvenil, não se encontrava na cidade. Após negociação, uma comissão de representantes das entidades organizadoras da atividade entrou para negociar e agendou um encontro com o prefeito para o dia seguinte pela manhã.

Pauta:

*Saúde: construção de um novo hospital e manutenção da UPA e de todas as unidades de saúde.

* Moradia: Reassentamento urbano de qualidade para os atingidos por Belo Monte.

*Educação: reestruturação das escolas sucateadas e contratação de intérpretes de libras.

*Cultura: criação de um centro cultural.

*Infraestrutura: fornecimento de energia de qualidade, tratamento de água e esgoto, reparos das vias públicas.

*Segurança: revitalização dos Postos de Policiamento Comunitários.

*Transporte Coletivo: Aumento da frota de ônibus e redução da tarifa.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro