Um conto barrado

Havia um riacho lá pras bandas do Sertão que em época de chuva enchia muito. Os caminhantes e os moradores admirados com a cheia do riacho exclamavam “Como o riacho […]

Havia um riacho lá pras bandas do Sertão que em época de chuva enchia muito. Os caminhantes e os moradores admirados com a cheia do riacho exclamavam “Como o riacho está Soberbo!” E o adjetivo passou a denominar o local. São Sebastião do Soberbo, onde os dias passavam tranquilos. As casinhas, construídas com muita peleja, se comunicavam pelas cercas que jamais eram vistas como barreiras à amizade da população. As frestas das janelas deixavam escapar risos e cochichos. Os senhores e as senhoras pescavam, os jovens andavam a cavalo, as crianças brincavam nas ruas empoeiradas, e todos, todos iam à missa.

A vida em Soberbo era difícil, mas tranquila. Porém o mundo muda e, certo dia, o progresso chegou a Soberbo. “O sertão vai alagar!” Disseram os engravatados. Mas o povo não entendia. A não ser que São Pedro falhasse, como poderia seu Sertão encher? Mas quando os engenheiros, caminhões e tratores chegaram o povo entendeu que terra alaga não por mão divina, mas sim por mão de gente. “Vai alagar” cochichavam “que há de ser das mangueiras? E as casas? A igreja? E o santinho que fiz pro altar de Nossa Senhora”? 

E então veio a ordem da justiça dos homens dizendo que, para o bem social, eles teriam que deixar suas casas, esquecer sua história, abandonar seus mortos, esquecer os manguezais, a igreja e o santinho do altar de Nossa Senhora e enterrar seus sonhos. A barragem tem prioridade. É prioritária às roças, às famílias e à vida. E os engravatados construíram uma cidade nova, linda, sem quintal, sem manguezal, sem pomar, sem galinheiro, sem estrada empoeirada, sem amizade e sem água de qualidade. E o povo viu que teria realmente que deixar seu sertão.

As obras começaram. Os tratores rasgavam clareiras do sertão. A barragem comia o povoado, seus campos e matas ao redor. Os caminhões cruzavam as estradas sem parar e chegaram a um próximo vilarejo: Santana do Deserto. Os morados de Santana sabiam da voracidade da barragem que engolia Soberbo. Das janelas de suas casas viam a maquinaria desfilar. Durante aqueles longos dias Santana perdeu seu silêncio. Os caminhões gritavam vivas ao progresso e as pessoas gritavam pelo nome de Soberbo. E era tanta maquinaria nas pequenas estradas de Santana que as casinhas velhas e humildes não resistiram e o povo viu subirem rachaduras pelas paredes.

Os tratores também cruzaram a vida de outras famílias camponesas e cruelmente destruíram plantações que matavam a fome. E Gerônimo também foi afetada. Eles teriam de sair da terra pela qual lutaram tanto, mas nunca conseguiram comprar. Cuidaram dela, fizeram-na florescer, produzir. dada E por mais que a terra lhes fosse arrendada e que nunca puderam compra-la, ela era deles! Eles a roçaram, eles a semearam, eles a fizeram fecunda. Mas agora a terra não era deles. Era da barragem. 

Mas o povo gritou! Bateu o pé, fez ocupação, fez caminhada, cantou. O povo queria o sertão. O povo queria suas memórias, sua igreja, sua roça e os manguezais. E o povo ficou no sertão. Mas a justiça dos homens agiu novamente. Um batalhão foi posto contra o povo, para destruir seu amado sertão. Com medo as pessoas fugiram de madrugada, fizeram pilhas e fogueiras para atrapalhar a passagem dos carros dos opressores. Mas eles vieram. Passaram por cima de tudo e de todos, e vieram. E o que se viu foi um massacre.

Os móveis retirados, quebrados, lembranças estraçalhadas, direitos violados, famílias humilhadas. Os amigos montaram barricadas e os moradores assistiram escondidos no cemitério em cima do morro, ao lado de seus falecidos conterrâneos, a destruição de seu lar, de sua roça, de sua terra e de seus sonhos. E o sertão alagou. A água tomou tudo, inclusive a vida das pessoas.

E a Vale e a Alcan gritavam nas rádios, jornais e telejornais: “A barragem de candonga vai contribuir para o fim da crise energética do país”. O povo da cidade aplaudiu os engravatados que lutam para o desenvolvimento da Nação. Apesar de não saberem que eles lutavam para o progresso deles próprios e que toda aquela energia movimentava o capital e não a nação. E o povo do campo chorou seus mortos, suas perdas e desilusões.
A Barragem de Candonga esconde histórias de omissão da verdade e violação dos direitos humanos. Mas nós não esquecemos. Não esqueceremos jamais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro