População de Altamira sofre com enchentes nas regiões baixas da cidade

O bairro Baixão do Tufi, em Altamira, amanheceu debaixo d’água nessa terça-feira, dia 19 de março. As famílias foram surpreendidas com a enchente que invadiu as casas às três horas […]

O bairro Baixão do Tufi, em Altamira, amanheceu debaixo d’água nessa terça-feira, dia 19 de março. As famílias foram surpreendidas com a enchente que invadiu as casas às três horas da madrugada, e saíram para a rua buscando socorro e ajudando umas às outras.

Diversas famílias foram para casa de parentes em locais mais altos, outras foram levadas para o Ginásio Poliesportivo Municipal. Até a tarde de hoje, a defesa civil ainda não sabia o número de desabrigados, mas estima que centenas de pessoas perderam seus pertences.

Além das chuvas fortes, a defesa civil investiga se essa enchente estaria relacionada a barragens situadas acima do bairro, na zona rural de Altamira. No dia 13 de abril de 2009, duas barragens se romperam nessa região e sete bairros da cidade foram inundados.

A construção da barragem de Belo Monte, com a prioridade absoluta que a Norte Energia dá à obra civil da barragem, em detrimento do cumprimento das condicionantes, deixa o povo numa situação completamente vulnerável, argumentam as lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que acompanham os atingidos nos baixões de Altamira.

O cronograma da obra está adiantado, com previsão de enchimento do lago para janeiro de 2015. De acordo com relatório do IBAMA, porém, a apresentação de uma solução definitiva para os moradores nas áreas alagadiças de Altamira está pelo menos um ano atrasada.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro