MAB denuncia exploração sexual em áreas de barragens

A CPI que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes ouviu nesta terça-feira (19) a representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Alexania Rossato, que depôs como a situação […]

A CPI que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes ouviu nesta terça-feira (19) a representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Alexania Rossato, que depôs como a situação acontece nas regiões próximas aos canteiros de obras de usinas hidrelétricas. Segundo ela, essa situação só será alterada se mudar o modelo do atual setor elétrico brasileiro, cujo principal interesse é o lucro das empresas, em detrimento da saúde e bem estar das populações locais.

A coordenadora afirmou que, nessas localidades, o que se vê de norte a sul do país é o aumento repentino da população sem que haja infraestrutura suficiente, o que deixa crianças e adolescentes em situação de risco. Ela trouxe dados relacionados às hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, onde os partos de meninas entre 10 e 19 anos já representam 28% do total de procedimentos na maternidade pública de Porto Velho. Além disso, na distrito de Jaci Paraná, localizada a 90 Km de Porto Velho (RO), houve um aumento de 208% nos casos de estupro em 2007 (ano do início das obras).

No caso da usina de Belo Monte (PA), segundo dados de pesquisas, foi verificado um aumento de 18,5% no número de crimes sexuais nos 11 municípios próximos ao empreendimento. Em Altamira, que é o município e mais atingido, o aumento foi de 75%. A população da cidade aumentou de 99 mil para 145 mil habitantes em dois anos (2010/2011). Atualmente, 20 mil operários trabalham na construção de Belo Monte.

Sugestão ao Executivo
A presidente da CPI, deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicitou a audiência em conjunto com a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), informou que a comissão vai sugerir medidas ao Poder Executivo para combater a exploração sexual nessas áreas. O colegiado vai propor, por exemplo, que seja estabelecido um marco legal para que as grandes obras sejam fiscalizadas e as concessionárias sejam obrigadas a cumprirem padrões sociais do empreendimento, prática semelhante ao que acontece com a licença ambiental.

“Há cidades que recebem homens na sua grande maioria, que vem com a remuneração e sem vínculo algum. Ou seja, chegam desgarrados de suas relações familiares e comunitárias, o que cria condições para o recrudescimento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, declarou Kokay.

No próximo dia 2 de abril, a comissão vai ouvir os representantes das construtoras. No dia 4, será a vez dos representantes do BNDES, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que são os financiadores dessas obras. Está prevista também uma audiência com a jovem que foi fugiu de uma das boates da região de Belo Monte e que fez a denúncia na polícia local para que as casas fossem fechadas e as mulheres, libertadas. A mãe da moça acompanhará e também dará depoimento.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro