Exército e Força Nacional ocupam canteiro de Belo Monte

O Exército e a Força Nacional estão ocupando desde ontem (31) o sítio Pimental, onde há um dos canteiros das obras da barragem de Belo Monte, na região de Altamira […]

O Exército e a Força Nacional estão ocupando desde ontem (31) o sítio Pimental, onde há um dos canteiros das obras da barragem de Belo Monte, na região de Altamira (PA). A medida seria para impedir novos protestos de indígenas e demais grupos atingidos pela barragem no local.

Entre os dias 8 e 17 de outubro, pescadores e indígenas promoveram uma ocupação no local, porque a Norte Energia, dona da barragem, não cumpriu as condicionantes da obra e se negou a negociar com os atingidos. Com o protesto, foi conseguida uma audiência de conciliação entre representantes dos ocupantes e a empresa, mas poucas medidas concretas foram acordadas e grande parte das decisões foram postergadas para reuniões posteriores.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) questiona se a entrada das forças policiais e militares no canteiro poderá agravar o clima de tensão em torno da obra. “Os grupos atingidos vem promovendo protestos pacíficos e legítimos, que são o único jeito de se fazerem ouvir pela empresa. Tememos que a entrada do Exército e da Força Nacional possa agravar o quadro de violações de direitos humanos contra as populações mais fragilizadas”, afirmou Antônio Claret, militante do MAB na região.

Os pescadores estavam promovendo ocupações em ilhas próximas à obra da ensecadeira da barragem desde meados de setembro. Eles alegam que já não há peixes em vários pontos do rio Xingu, enquanto a empresa se nega a reconhecer que há impactos sobre a pesca.

Os indígenas realizaram uma ocupação da obra entre junho e julho, mas continuaram instatisfeitos com os acordos assinados para desocupação do canteiro. Eles exigem que a Norte Energia realize as medidas do Plano Básico Ambiental, que preveem obras de infraestrutura, educação, saúde, entre outros, mas que a própria empresa reconhece que estão atrasadas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro