Atingidos por Belo Monte realizam pré-encontro em Altamira

Atividade é em preparação para o Encontro Nacional do MAB, que ocorre em Brasília em 2013 Os atingidos pela barragem de Belo Monte realizaram neste domingo (28) um pré-encontro na […]

Atividade é em preparação para o Encontro Nacional do MAB, que ocorre em Brasília em 2013

Os atingidos pela barragem de Belo Monte realizaram neste domingo (28) um pré-encontro na cidade de Altamira. A atividade é em preparação para o Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que ocorre em Brasília em março de 2013.

Participaram da atividade um grupo de atingidos organizados no MAB dos bairros de Boa Esperança, Aparecida e Independente. Eles discutiram formas de fortalecer o Movimento com quantidade – incluindo mais gente – e qualidade – fazendo a discussão da importância de organizar os grupos de base do MAB nas regiões atingidas pela barragem.

“O Movimento serve para ajudar o povo a lutar pelos seus direitos, mas não só isso. Também tem o objetivo maior de lutar pela mudança da sociedade. Tem o desafio de transformar as pessoas em protagonistas, capazes de pensar por conta própria e agir de acordo com seu pensamento”, afirmou Rogério Hohn, da coordenação do Movimento.

Na atividade, os atingidos também discutiram a importância de se prepararem para participar do Encontro Nacional do MAB, que vai reunir atingidos por barragens de todo o Brasil em Brasília, em março de 2013. Para garantir a participação no Encontro, desde já os atingidos da região de Altamira estão se planejando. “Fazemos a discussão da autossustentação, que significa nós mesmos garantirmos as condições para participar do Encontro”, afirmou Antônio Claret, militante do MAB.

Neste sábado (27), também aconteceu o pré-encontro na cidade de Brasil Novo, vizinha à Altamira, e que também está sofrendo os impactos da construção da barragem de Belo Monte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro