MAB realiza sessões do Projeto Cinema nas Comunidades

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esteve realizando na última semana a exibição de filmes do projeto Cinema nas Comunidades nas localidades de Rio Branco, Linha Gruta e na […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esteve realizando na última semana a exibição de filmes do projeto Cinema nas Comunidades nas localidades de Rio Branco, Linha Gruta e na Casa da Memória, no município de Mariano Moro, atingido pela hidrelétrica de Itá.

O projeto Cinema nas Comunidades e a Questão Energética II é uma parceria entre o movimento e à empresa estatal Eletrosul, que viabiliza a projeção de filmes nas comunidades e bairros atingidos por barragens na bacia do rio Uruguai, reunindo assim as pessoas numa opção de lazer e de debate, e contribuindo para ampliar os horizontes do conhecimento, promovendo e valorizando a cultura local.

De acordo com Elias Dobrovolski do MAB, a realização de atividades culturais nas comunidades, principalmente nas comunidades distantes dos perímetros urbanos, serve de incentivo aos moradores em permanecer no campo. “As comunidades ficaram desestruturadas depois que foi construída a barragem aqui na região, muitas pessoas foram embora do município, deixando assim as famílias isoladas do convívio social. O projeto não resolverá todos os problemas, mas concerteza permite levar lazer, diversão e conhecimento aos agricultores”, disse.

Além de Mariano Moro outros municípios da região estão sendo contemplados com o projeto Cinema nas Comunidades e a Questão Energética II.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro