MAB participa do lançamento do Plano Safra em Porto Alegre

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participa nesta quinta-feira (12) do lançamento do Plano Safra estadual, que será anunciado pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participa nesta quinta-feira (12) do lançamento do Plano Safra estadual, que será anunciado pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. O evento ocorre às 11 horas no Palácio Piratini, com a presença de vários movimentos sociais ligados ao campo, a dos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello.

Na última terça – feira (10) o governo do Estado do RS se reuniu com representantes dos movimentos sociais da Via Campesina entre eles o MAB. O objetivo da reunião foi discutir os pontos do programa que representam o Plano Safra e dentro dele ver como encaixar a pauta dos movimentos sociais.

No primeiro momento, o governo apresentou os pontos do plano e na sequencia os movimentos apresentaram a pauta. Segundo Alexandra Borba da coordenação do MAB, o plano safra vai contemplar bastante a pauta dos movimentos sociais. “ Precisamos fortalecer a agricultura camponesa e o plano safra trará várias medidas que vão ajudar a desenvolver a pequena agricultura”, diz. Além disso, os movimentos vão continuar lutando para avançar a luta pela conquista da terra no RS, pois sem ela as famílias não tem como se desenvolver no campo.

Os pontos chaves do Programa que esta no Plano Safra são: irrigação, desenvolvimento e combate as desigualdades regionais, assentamentos da reforma agrária e combate à pobreza. O conjunto de medidas elaboradas pelo governo estadual tem o objetivo de complementar o plano anunciado pela União.

A primeira edição do plano safra foi posta em prática no ano passado. Foram destinados R$ 1,1 bilhão de recursos próprios para a agricultura familiar, e este ano a previsão é de que o pacote conte com R$ 1,5 bilhão.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro