Famílias conquistam reassentamento em Erechim

Graças às muitas mobilizações, as famílias do Movimento Popular Urbano (MPU) que estavam acampadas às margens da BR-153 conquistaram o direito à moradia.  Amanhã (14) elas receberão as chaves das […]

Graças às muitas mobilizações, as famílias do Movimento Popular Urbano (MPU) que estavam acampadas às margens da BR-153 conquistaram o direito à moradia.  Amanhã (14) elas receberão as chaves das novas casas, que ficam no bairro Capas Verdes, em Erechim (RS).

As famílias receberam ordem de despejo pelo Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transportes (DENIT) em 2008. O órgão alegava que seria necessária a duplicação da BR 153, e que as famílias deveriam deixar suas casas. Mas segundo o MPU, não era necessário o despejo das famílias, pois as obras não chegariam às proximidades das moradias.

Após anos de muitas lutas e organização popular, que sempre tiveram o apoio do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), as famílias entraram com uma ação no Ministério Público e reivindicaram o reassentamento. O acerto foi feito em parceria com a prefeitura Municipal de Erechim.

A entrega das chaves será a partir das 9 horas da amanhã.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro