Eletricitários fazem paralisação nacional

MAB apoia reivindicações dos trabalhadores do setor elétrico Iniciou nesta manhã (04/07) a paralisação nacional dos trabalhadores do Sistema Eletrobrás. Os trabalhadores de 26 estados e do Distrito Federal definiram […]

MAB apoia reivindicações dos trabalhadores do setor elétrico

Iniciou nesta manhã (04/07) a paralisação nacional dos trabalhadores do Sistema Eletrobrás. Os trabalhadores de 26 estados e do Distrito Federal definiram pela paralisação por 72 horas nos dias 04, 05 e 06 de julho.

Entre os pontos de pauta da categoria estão melhoria salarial, com reajuste de 10%, o fim das terceirizações de trabalhadores, melhoria nas condições de trabalho, e pela renovação das concessões do setor elétrico.

Segundo Fernando Pereira, trabalhador da Eletronorte e secretário de energia da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), trabalhadores de oito empresas geradoras de energia e de seis distribuidoras estão paralisados, com indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 16, caso não haja avanços na rodada de negociações, marcada para o dia 11 de julho, com a Eletrobrás.

“Com a mobilização exigimos melhoria no auxílio alimentação, educacional e creche. Queremos também transparência na gestão da empresa e um canal de diálogo com o Governo Federal, principalmente para que deixe clara sua posição com relação à concessões do setor elétrico”, afirmou o secretário de energia da Federação.

A FNU, juntamente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outras organizações sociais e sindicas que integram a Plataforma Operária e Camponesa para a Energia lançaram uma campanha nacional pela renovação das concessões a fim de que as empresas privadas não se apropriem de mais esta riqueza do povo brasileiro. “Lutamos para que não haja perda de receita das empresas e para que elas não sejam privatizadas”, finalizou Fernando.

Segundo nota, a “Federação Nacional dos Urbanitários e o Coletivo Nacional dos Eletricitários seguiram todos os protocolos para dar um caráter legal à paralisação por 72 horas, com a publicação de edital comunicando o movimento, enviando oficio a
Eletrobrás alertando sobre o impasse das negociações, bem como, a importância de se chegar a um acordo na ultima rodada de negociação a ser realizada no dia 11”.

O MAB apoia a greve dos trabalhadores e defende o reconhecimento e a valorização dos trabalhadores. “A aliança entre o campo e a cidade, entre os atingidos por barragens e os trabalhadores do setor elétrico demonstra a solidariedade de classe em momentos de luta. Por isso nós do MAB estamos ao lado dos trabalhadores da energia e também nos posicionamos contra as terceirizações, que precariza as condições de trabalho, e a favor da renovação das concessões do setor elétrico, mantendo o que ainda está nas mãos do estado”, afirma Gilberto Cervinki, da Coordenação Nacional do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro