Via Campesina forma engenheiros em agroecologia na Venezuela

Uma turma de 66 camponeses e camponesas da América Latina vai receber o diploma de graduação em engenharia em agroecologia pelo Instituto Universitário Latinoamericano de Agroecologia  (IALA)  Paulo Freire, na […]

Uma turma de 66 camponeses e camponesas da América Latina vai receber o diploma de graduação em engenharia em agroecologia pelo Instituto Universitário Latinoamericano de Agroecologia  (IALA)  Paulo Freire, na Venezuela, neste mês de julho.

Esta é a primeira turma do curso e conta com educandos de sete países: Brasil, Paraguai, Equador, Nicarágua, Colômbia, México e Venezuela. O curso é um convênio entre o governo bolivariano da Venezuela e a Via Campesina Internacional.

“O curso busca tornar realidade os sonhos de camponeses, indígenas e afrodescendentes, que sempre foram discriminados e impedidos de estudar”, afirma Nilde Nascimento, integrante da turma e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A formação teve duração de cinco anos e foi distribuída em cinco etapas semestrais. A partir do segundo ano, ao final de cada semestre os educandos tiveram um mês de estadia nas comunidades locais para trocar aprendizados e aprofundar o conhecimento da realidade camponesa.

Para os movimentos do campo, a importância do curso é contribuir com o fortalecimento da luta na América Latina contra o sistema dominante – que inclui o neoliberalismo, o agronegócio, a dependência externa e a degradação ambiental. Além disso, o curso fortalece a soberania alimentar e a integração solidária dos povos da América Latina, do Caribe e do mundo.

“Nesses anos mostramos que é possível a construção de uma universidade distinta, com camponeses e camponesas”, afirmou Nilde. “Agora é o momento de voltar a nossos lugares de origem, recuperar nossa energia e ânimo e levar a cada local o que aprendemos nessa casa de estudo internacionalista.”

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro