MAB denuncia Belo Monte na África do Sul

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte foi levada a debate em Joanesburgo, na África do Sul, durante um seminário realizado pela Red-Desc. Claret Fernandes, da coordenação nacional do […]

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte foi levada a debate em Joanesburgo, na África do Sul, durante um seminário realizado pela Red-Desc. Claret Fernandes, da coordenação nacional do MAB, denunciou as violações de direitos humanos provocados pela obra na Amazônia durante a atividade, no dia 30 de abril.

Segundo ele, os participantes ficaram particularmente impressionados com a posição prepotente do Estado brasileiro, que não acatou o parecer da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre oitivas indígenas. Também ficarram sensibilizados com a imposição de uma obra tão impactante na Amazônia e com o descaso da empresa construtora e das autoridades com os povos atingidos.

O seminário, realizado pela Red-Desc, tem a participacão de 40 pessoas de 15 países, entre as quais o representante do MAB.  Ele se iniciou no dia 30 de abril e termina amanhã (5).