Plataforma Operária e Camponesa lança campanhas contra privatização no Vale do Ribeira (SP)

O MAB conjuntamente com a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), o Sindicato dos Eletricitários (SINERGIA) e a CUT São Paulo lançaram ontem (2) as campanhas nacionais contra a privatização da […]

O MAB conjuntamente com a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), o Sindicato dos Eletricitários (SINERGIA) e a CUT São Paulo lançaram ontem (2) as campanhas nacionais contra a privatização da água e da energia em Registro, na região do Vale do Ribeira, em São Paulo.

As duas campanhas são produto da unidade da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia, uma articulação de movimentos sociais e sindicais que propõe um novo modelo energético para o país. As campanhas “Água para o Brasil: um direito de todos não pode virar lucro de alguns” e “Todos pela energia: Privatização não é a solução” foram lançadas no ano passado. As entidades defendem a renovação das concessões do setor elétrico, por entender que a realização de novos leilões pode aprofundar a privatização, e denunciam as tentativas de privatização no setor do saneamento, através de parcerias público-privadas.

Participaram da atividade Gilverto Cervinski, do MAB, a prefeita de Registro, Sandra Quenedi, Anali Campos e João Prado como representantes da FNU e Hamilton Correa, do Sinergia.

No debate ficou claro que a privatização só traz conseqüências negativas para a população, precarizando o trabalho, diminuindo a qualidade do serviço e aumentando o preço das tarifas. Os membros da mesa destacaram a importância dos processos conjuntos de luta e a difusão e ampliação deste debate entre os trabalhadores do campo e da cidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro