Operário morre no canteiro de Belo Monte

O operário Orlando Rodrigues faleceu ontem (28/03) vítima de um acidente no canteiro de obras da barragem de Belo Monte. Francisco era contratado pela empresa Dandolini e Peper, terceirizada do […]

O operário Orlando Rodrigues faleceu ontem (28/03) vítima de um acidente no canteiro de obras da barragem de Belo Monte. Francisco era contratado pela empresa Dandolini e Peper, terceirizada do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), empresa do Consórcio Norte Energia S/A, responsável pela construção da barragem. O acidente ocorreu por volta de 15 horas e 30 minutos quando estava trabalhando na derrubada de árvores no canteiro.

Segundo informações de colegas, Francisco derrubou uma árvore com a motosserra e deu as costas, se afastando do local. Foi quando a árvore engatou em um cipó e quebrou um galho grande que atingiu o operário nas costas. Apesar de usar os equipamentos de segurança Francisco teve morte instantânea.

Valdir Pellas, companheiro de trabalho de Francisco, informou que estava próximo de onde houve o acidente, e quando chegou no local, o trabalhador já estava morto. Segundo ele, outros acidentes já ocorreram vitimando trabalhadores com fraturas de pernas e braços.

Segundo informações de familiares, Francisco trabalhava há oito meses na empresa. O corpo do operário foi retirado do local e levado para o Instituto Médico Legal (IML) ainda na tarde de ontem, mas até esta manhã não havia sido liberado. Segundo informações da família, o consórcio construtor não permitiu que a imprensa divulgasse informações do acidente no dia de ontem. O irmão da vítima disse que quando uma TV local chegou no IML a empresa escondeu o corpo do seu irmão.

Esse acidente confirma as denúncias que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem fazendo sobre as péssimas condições de trabalho nos canteiros de obra da barragem de Belo Monte, envolvendo milhares de trabalhadores. Depois do acidente os operários paralisaram os serviços no local e nesta manhã iniciaram uma greve.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro