Amigos do MAB fazem encontro na Suécia

A realidade e a situação dos atingidos por barragens no Brasil foi um dos temas do seminário de planejamento da Sociedade Sueca de Proteção da Natureza, que aconteceu nesta semana […]

A realidade e a situação dos atingidos por barragens no Brasil foi um dos temas do seminário de planejamento da Sociedade Sueca de Proteção da Natureza, que aconteceu nesta semana na cidade de Estocolmo, capital da Suécia. Além do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), 17 organizações vindas de 14 países também participaram do planejamento para os próximos três anos da entidade.

Para Gabriel Sollero, da coordenação nacional do MAB, a SNF (como é chamada no Brasil) é um importante parceiro do MAB na luta pela preservação da floresta amazônica e na luta pelos direitos das populações atingidas por barragens. “Há vários anos temos feito parcerias com a SNF, o que tem rendido excelentes frutos para o Movimento, entre eles a formação de militantes no Curso de Energia, que desenvolvemos em convênio com a UFRJ, o amplo debate sobre a violação dos direitos humanos dos atingidos por barragens, as iniciativas para as alternativas energéticas, tais como as placas solares e o fortalecimento da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia”, afirmou Gabriel.

Segundo ele, o encontro também foi um bom momento para ter contato com outras lutas que rondam o tema ambiental no mundo todo e, além da presença no seminário, os participantes se encontraram com parlamentares e com representantes do Ministério do Meio Ambiente.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro