Movimentos sociais participam de conferência em Belém
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou da 4ª Conferência do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR), realizada no período de 26 a 29 de março de 2012 em Belém […]
Publicado 02/04/2012
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou da 4ª Conferência do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR), realizada no período de 26 a 29 de março de 2012 em Belém do Pará. A atividade reuniu entidades populares que atuam nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins (TO).
Durante o debate foram abordados temas como os conflitos fundiários, as mudanças climáticas e a construção de usinas hidrelétricas na Amazônia, em uma perspectiva de questionamento do atual modelo hegemônico de desenvolvimento. Os participantes também discutiram a importância a atuação do Fórum na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá no mês de junho, no Rio de Janeiro.
O encontro consolidou a perspectiva do resgate e a garantia dos valores e experiências vivenciadas pelos os povos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e camponeses, cujos modos de vida e visões de mundo chocam-se diretamente com a perspectiva mercadológica da vida.