Movimentos sociais participam de conferência em Belém

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou da 4ª Conferência do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR), realizada no período de 26 a 29 de março de 2012 em Belém […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou da 4ª Conferência do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR), realizada no período de 26 a 29 de março de 2012 em Belém do Pará. A atividade reuniu entidades populares que atuam nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins (TO).

Durante o debate foram abordados temas como os conflitos fundiários, as mudanças climáticas e a construção de usinas hidrelétricas na Amazônia, em uma perspectiva de questionamento do atual modelo hegemônico de desenvolvimento. Os participantes também discutiram a importância a atuação do Fórum na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá no mês de junho, no Rio de Janeiro.

O encontro consolidou a perspectiva do resgate e a garantia dos valores e experiências vivenciadas pelos os povos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e camponeses, cujos modos de vida e visões de mundo chocam-se diretamente com a perspectiva mercadológica da vida.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro