MAB conclui projeto de onze hortas comunitárias no sul
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) encerrou um projeto de 11 hortas comunitárias do tipo mandalas, com o apoio de Eletrosul, nos Estados do Rio Grande do Sul e […]
Publicado 03/04/2012
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) encerrou um projeto de 11 hortas comunitárias do tipo mandalas, com o apoio de Eletrosul, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O objetivo do projeto é buscar desenvolver tecnologias alternativas de produção de alimentos saudáveis e de energias limpas, que venham tornar os agricultores mais independentes e auxiliar a geração de renda, além de contribuir para estimular a coletividade das famílias camponesas.
O projeto prevê a produção de hortaliças, frutas e aves em sistema integrado, visando diversificar a produção agrícola para atender às demandas de sustento familiar e comercializar o excedente. Não são utilizados agrotóxicos.
“Com esse projeto, os agricultores além de estarem produzindo um alimento saudável, esta melhorando a base econômica das famílias, porque podem comercializar em feiras, mercados, programas governamentais de aquisição de alimentos”, afirma João Orly, da coordenação do MAB.
Os municípios beneficiados como o projeto foram Aratiba, Barão de Cotegipe, Tapejara, Barracão, e Esmeralda, no Rio Grande do Sul, e Capão Alto, Anita Garibaldi e Campos Novos, em Santa Catarina.