Violação dos Direitos é reconhecida na construção da UHE de Garibaldi

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do estado de Santa Catarina, liderado pela Deputada Estadual, Partido dos Trabalhadores (PT), Luciana Carminati, reconheceu na manhã hoje (22), a violação […]

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do estado de Santa Catarina, liderado pela Deputada Estadual, Partido dos Trabalhadores (PT), Luciana Carminati, reconheceu na manhã hoje (22), a violação dos direitos humanos dos atingidos, no processo de construção da UHE de Garibaldi em Abdon Batista.  Será elaborado um relatório com as entrevistas e depoimentos coletados na região que vai ser  entregue ao Ministra da Comissão dos Direitos Humanos, Maria do Rosário e ao Ministro da Presidência da Republica Gilberto Carvalho.

Na audiência nove atingidos pela barragem Garibaldi prestaram depoimento as autoridades que estavam presentes, os mesmos explicaram como é o tratamento da empresa Triunfo em relação aos agricultores atingidos. Emocionada Neusa Raithz foi uma das agricultoras que contou o que esta ocorrendo em sua comunidade em São José do Cerrito. “Cerca de 50% de nossas terras serão alagadas e dependemos dela para a nossa sobrevivência, porque é ali onde produzimos a nossa comida, e mantemos as nossas famílias, isso é uma injustiça o que a empresa Triunfo esta fazendo com os atingidos”.

Após ouvir os relatos dos atingidos por barragens de Garibaldi a Dep. Luciane  falou: “Temos aqui muitos direitos violados, e levaremos essa denúncia a Presidenta Dilma, na próxima semana”. Além disso, a presidente da comissão disse que todas as pessoas têm direito a propriedade privada, e os atingidos também tem esse direito, portanto a empresa deve fazer valer esse direito, diz a Deputada.  

Para o diretor do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis (Sinergia), Jerry Conceição, o Brasil não precisa mais energia, segundo ele as empresas estão construindo mais barragens para ganhar dinheiro, e não é diferente aqui em Garibaldi. “Isso que a empresa Triunfo esta fazendo com vocês atingidos é pura sacanagem”. Conclui Conceição.

Denilso Ribeiro da coordenação do MAB salienta a importância da organização dos atingidos pedindo apoio das autoridades na mediação das negociações junto a empresa e governo federal.

Amanhã (23), acontecerá às 14 horas no Ministério Público Estadual uma reunião de negociação entre os atingidos, governo federal e a empresa construtora. Dentre as reivindicações está um acordo que assegure o direito de reassentamento aos agricultores atingidos, garantindo que os mesmos continuem produzindo alimentos como forma de geração de renda para a família.

Os atingidos estão acampados a mais de uma semana nas proximidades do canteiro de obras e permaneceram mobilizados até que avancem os pontos da pauta de reivindicação.

Assessoria de imprensa do MAB- (49)8805-7811

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro