Em SC, atingidos por Garibaldi continuam mobilizados

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), atingidos pela usina hidrelétrica de Garibaldi, localizada entre os municípios de Abdon Batista e Cerro Negro (SC) permanecem acampados na comunidade Nossa […]

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), atingidos pela usina hidrelétrica de Garibaldi, localizada entre os municípios de Abdon Batista e Cerro Negro (SC) permanecem acampados na comunidade Nossa Senhora das Graças nas proximidades do canteiro de obras da barragem.  

A permanência no local será mantida até que avancem as negociações da pauta de reivindicação dos agricultores dos cinco municípios, que ficam às margens do rio Canoas, e que serão atingidos. Dentre as reivindicações está um acordo que assegure o direito de reassentamento aos agricultores atingidos, garantindo que os mesmos continuem produzindo alimentos como forma de geração de renda para a família.

Além dos atingidos e os operários da obra, a população da região também está descontente com a empresa Triunfo. “Em menos de uma semana os trabalhadores atearam fogo nos alojamentos, em seguida, o MAB entrou na obra, quer dizer que coisa boa à empresa não esta fazendo”. Diz uma morada da comunidade do Araçá município de Cerro Negro.

O acampamento do MAB já recebeu a visita do bispo da diocese de Lages, Dom Irineu, e também da Deputada Estadual e representante da Comissão dos Direitos Humanos, Luciane Carminati (PT/SC). A população, entidades e igrejas da região estão prestando solidariedade aos manifestantes através de cartas e depoimentos nos meios de comunicação.

Está prevista para essa semana aumentar o número de pessoas no acampamento. Na quarta feira (21), acontecerá uma grande assembléia no local para socializar as informações, na quinta feira (22), a comissão dos direitos humanos junto com representantes da Ordem dos advogados do Brasil (OAB), estará na região analisando os casos e na sexta feira (23), haverá a reunião de negociação entre os atingidos, governo federal e a empresa construtora.

Veja os apoios à ação do MAB:

Dom Irineu Andreassa

Dom Frei Mário Marques

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro