MAB tranca acesso à UHE Garibaldi para pressionar por negociação

Cerca de 500 atingidos por barragens trancaram o acesso ao canteiro de obras da usina de Garibaldi, em Abdon Batista, Santa Catarina. Eles protestam em frente à obra para pressionar […]

Cerca de 500 atingidos por barragens trancaram o acesso ao canteiro de obras da usina de Garibaldi, em Abdon Batista, Santa Catarina. Eles protestam em frente à obra para pressionar pelo andamento das negociações em torno da pauta de reivindicações dos atingidos.

Uma comissão de integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está em reunião com a Triunfo, responsável pela barragem, no Ministério Público Estadual, em Lages (SC). Dentre as reivindicações está um acordo que assegure o direito de reassentamento aos agricultores atingidos, garantindo que os mesmos continuem produzindo alimentos como forma de geração de renda para a família. Agricultores de cinco municípios são afetados pela obra.

Os atingidos estão acampados na comunidade Nossa Senhora das Graças, nas proximidades do canteiro de obras da barragem desde o dia 14 de março. Na véspera, haviam feito uma ocupação do canteiro de obras. As atividades são parte da Jornada Nacional de Lutas do MAB.

Ontem (22), a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do estado de Santa Catarina, liderado pela Deputada Estadual Luciana Carminati (PT), reconheceu a violação dos direitos humanos dos atingidos no processo de construção de Garibaldi. Será elaborado um relatório com as entrevistas e depoimentos coletados na região que vai ser  entregue ao Ministra da Comissão dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e ao Ministro da Secretaria da Presidência da Republica, Gilberto Carvalho.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro