Movimentos fazem ato contra privatização na Câmara

Nesta quarta-feira (14) de manhã o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fez um ato político na Câmara dos Deputados, em Brasília, contra a privatização do setor elétrico nacional e […]

Nesta quarta-feira (14) de manhã o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fez um ato político na Câmara dos Deputados, em Brasília, contra a privatização do setor elétrico nacional e em defesa da renovação das concessões de energia. Participaram da atividade representantes dos trabalhadores do setor energético e alguns deputados que anunciaram a criação de uma frente em defesa dos atingidos.

O MAB e as entidades de trabalhadores do setor energético (Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, Federação Única dos Petroleiros, sindicatos de engenheiros e eletricitários) estão em campanha pela renovação das concessões do setor elétrico, que vão vencer a partir deste ano. A maior parte dessas concessões pertence a estatais e, por isso, se forem feitos os leilões, há o risco de intensificar a privatização do setor.

“Os setores do empresariado querem que a energia das concessões seja só para a indústria. Essa energia, que já está paga pela população brasileira, tem que ser distribuída para o povo, que paga uma tarifa alta para subsidiar a indústria”, afirmou Franklin Moreira, da FNU.

“O modelo energético, principalmente a partir das privatizações dos anos 90, fez com que as estatais começassem a se portar como empresas privadas. Não só os atingidos, mas a sociedade também é vítima, pagando uma das maiores tarifas do mundo”, afirmou Joceli Andrioli, da Coordenação Nacional do MAB.

Durante o ato o MAB divulgou o Manifesto popular para o dia 14 de março, com sua posição sobre as concessôes do setor elétrico.

Também falaram os deputados federais Padre Tom, Marcon, Padre João e Domingos Dutra, esse último presidente da recém-inaugurada Frente Parlamentar em Defesa dos Atingidos por Barragens. “Vamos discutir essa frente para que ela envolva também deputados estaduais, vereadores e os movimentos sociais, para que fortaleça de fato a luta dos movimentos”, afirmou Joceli.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro