MAB reivindica direitos e apóia trabalhadores da Eletrosul

Fonte: Sinergia Estão acampados desde ontem na sede da Eletrosul e devem permanecer até a próxima quinta-feira (15/03), cerca de 500 integrantes do Movimento de Atingidos por Barragens. Em reunião […]

Fonte: Sinergia

Estão acampados desde ontem na sede da Eletrosul e devem permanecer até a próxima quinta-feira (15/03), cerca de 500 integrantes do Movimento de Atingidos por Barragens. Em reunião com a diretoria da empresa no final da tarde de terça-feira, o MAB entregou uma pauta de reivindicações contendo dez itens. Os manifestantes que em sua maioria são agricultores expulsos de suas terras, devido a construção de barragens, exigem questões básicas: respeito e cumprimento de seus direitos.

Sem descuidar de seus interesses e firmes em sua convicção, de que a energia não deve ser tratada como mercadoria por ser um bem público, o MAB é exemplo de solidariedade. Foi um dos primeiros movimentos no Brasil que levantou bandeira contra a privatização da Eletrosul. Mais do que levantar bandeira, esteve há cerca de 15 anos atrás, no mesmo lugar de hoje, lutando contra a entrega da estatal e defendendo o emprego dos eletricitários.

Por ironia do destino, os integrantes do MAB voltam e defendem agora a renovação das concessões do setor elétrico que, caso não ocorra, inviabilizará as estatais e, dentre elas, a Eletrosul. Além deste ítem de pauta, os participantes da mobilização que ocorre em várias capitais do país, e diversas empresas de energia elétrica, também solicitaram da diretoria da Eletrosul maior valorização dos empregados. Neste sentido se referiram ao ACT do ano passado, onde o reajuste dos trabalhadores do grupo Eletrobras ficou aquém das demais categorias, tais como os petroleiros, correios e bancos federais.

O MAB criticou ainda a falta de cumprimento de cláusulas de acordos coletivos (nacional e específico), no que se refere a implantação da “nova” política de operação, que está sendo feita à revelia do que foi acordado com os sindicatos e de forma autoritária. O movimento alerta que a postura da diretoria da Eletrosul, frente a essa questão, tem prejudicado a imagem pública da empresa e conturbado o ambiente de trabalho; o que não é bom para ninguém.

Mais uma vez os integrantes do MAB assumem posição e demonstram claramente de que lado estão. Os trabalhadores vinculados ao Movimento de Atingidos por Barragens são pessoas como nós e lutam para não perder aquilo que os seres humanos têm de maior valor, a sua dignidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro