MAB é recebido pela Eletrobrás após ocupação no Rio de Janeiro

Depois que 500 atingidos e atingidas por barragens de São Paulo e de Minas Gerais ocuparam a sede da Eletrobrás, nesta manhã (13/03), representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens […]

Depois que 500 atingidos e atingidas por barragens de São Paulo e de Minas Gerais ocuparam a sede da Eletrobrás, nesta manhã (13/03), representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foram recebidos pelo diretor administrativo da Eletrobrás, Manoel Colasuonno, e seus assessores.

O Movimento apresentou a pauta de reivindicações cobrando mudanças no atual modelo energético e mais atenção às famílias desalojadas pelos lagos das barragens. Entre as principais reivindicações do Movimento estão a criação de uma política nacional que estabeleça diretrizes e critérios no tratamento dos direitos desta população e um fundo de auxílio cujos recursos seriam usados para reparar as perdas e prejuízos das pessoas afetadas pela construção de barragens, garantindo reassentamento adequado, assistência técnica, créditos e verba de manutenção.

Na audiência, os atingidos reafirmaram que a Eletrobrás deve assumir o compromisso de apoiar o desenvolvimento de cursos de alfabetização e capacitação para produção de alimentos saudáveis e energia, além de multiplicar a instalação de placas solares e avançar no Programa “Luz para Todos” em todas as regiões atingidas, entre outros programas.

A estatal recebeu todas as denúncias e reivindicações feitas pelo Movimento e mesmo acentuando sua falta de autonomia para cumprir tais demandas, garantiu que vai cumprir o que o Governo Federal determinar seguindo todas as proposições definidas em Brasília e que, por isso, esperaria o resultado da reunião do MAB com o Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência, acontecida nesta tarde.

Como continuação das manifestações neste primeiro dia de jornada, os movimentos que compõem a Plataforma Operária e Camponesa da Energia farão o lançamento da campanha “Todos pela Energia”. Com a campanha, o MAB, o MST, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a CUT e a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), entre outros, defendem a renovação das concessões do setor elétrico e se colocam contra a privatização da energia. O lançamento será às 18 horas, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro