Atingidos por barragens dizem não à Belo Monte

Os atingidos por barragens no Pará estão mobilizados em três locais no estado, em Altamira, Tucuruí e Belém. As manifestações fazem parte da jornada nacional de luta do MAB, cujas […]

Os atingidos por barragens no Pará estão mobilizados em três locais no estado, em Altamira, Tucuruí e Belém. As manifestações fazem parte da jornada nacional de luta do MAB, cujas ações iniciaram nesta manhã (13/03) em diversas capitais brasileiras para marcar o Dia internacional de luta contra as barragens, dia 14 de março.Os atingidos por barragens no Pará estão mobilizados em três locais no estado, em Altamira, Tucuruí e Belém. As manifestações fazem parte da jornada nacional de luta do MAB, cujas ações iniciaram nesta manhã (13/03) em diversas capitais brasileiras para marcar o Dia internacional de luta contra as barragens, dia 14 de março.

Em Altamira, militantes do MAB de Tucuruí, Itaituba, Marabá e também de Altamira fazem nesta tarde uma panfletagem nos bairros e comunidades da cidade, alertando para os riscos da barragem e chamando os moradores para uma grande marcha que acontece amanhã na cidade.

Recentemente foi divulgada uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), cuja conclusão é a de que o número de moradores de Altamira que serão impactados diretamente pela inundação do lago da usina hidrelétrica de Belo Monte poderá ser 55% maior que o registrado nos estudos de impactos ambientais do projeto. O levantamento aponta que o total de pessoas atingidas será de 25,4 mil moradores, e não de 16,4 mil, conforme previsão registrada no relatório de impactos ambientais do projeto.

Em todas as capitais, os atingidos que hoje estão mobilizados pedem o cancelamento da barragem. “Belo Monte é um caso nacional e internacional. Temos que expor para o mundo nossa discordância com relação à construção dessa barragem. A luta contra Belo Monte é uma das nossas pautas prioritárias nesta jornada”, disse Rogério Hohn, da coordenação do MAB.

Já em Tucuruí, cerca de 500 pessoas ocuparam a prefeitura municipal nesta manhã. Os atingidos cobram solução para uma pauta histórica que vai desde casas, luz para ilhas, asfaltamento e escolas, entre outras. Os atingidos foram recebidos por uma comissão coordenada pelo assessor do gabinete do prefeito Ronaldo Rolok. Como resultado da negociação foi firmada uma rodada de reunião com governo municipal e os demais órgãos responsável pelos atingidos de Tucuruí, entre eles a Eletronorte.

Nesta tarde os atingidos continuam em assembleia e se preparam para amanhã, dia 14, realizar um ato em solidariedade aos trabalhadores da Rede Celpa. Além de Tucuruí, também em Belém os atingidos farão ato em solidariedade aos trabalhadores da Rede Celpa. Ontem a tarde foi realizada uma panfletagem nos bairros da capital explicando à sociedade o motivo das mobilizações dos trabalhadores e as consequências da privatização do setor elétrico, a exemplo do que acontece com a distribuidora no estado. A Celpa está à beira da falência e propõe o aumento das tarifas em 20% para a população paraense. Desde a semana passada movimentos, sindicatos e movimentos estudantis estão mobilizados em defesa dos direitos dos trabalhadores e pela reestatização da empresa.

Contatos: (93)9117 4649 e (93)8109 3092

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro