Operários e Camponeses discutem renovação das Concessões do Setor Elétrico em Curitiba e Florianópolis

No próximo dia 14 de março, os movimentos que compõem a Plataforma Operária e Camponesa na campanha “Todos pela Energia”, realizarão um seminário pela “Renovação das Concessões do Setor Elétrico […]

No próximo dia 14 de março, os movimentos que compõem a Plataforma Operária e Camponesa na campanha “Todos pela Energia”, realizarão um seminário pela “Renovação das Concessões do Setor Elétrico Brasileiro”, no Centro de Convenções do Shopping Estação, em Curitiba no Paraná. O objetivo do evento é debater os aspectos políticos e os desafios do setor elétrico frente a renovação das concessões, que estarão vencendo a partir de 2015.

As concessões que vão vencer representam 23% da capacidade de geração, 74% da transmissão e 33% da distribuição da energia elétrica. A maior parte dos contratos, principalmente de geração, estão sob controle de empresas estatais, como Chesf, Furnas, Eletronorte, Cesp, Cemig e Copel.

Frente a essa situação os movimentos que compõem a Plataforma Operária e Camponesa na campanha “Todos pela Energia”, estão realizando várias ações e em todos os estados para sensibilizar a sociedade e o governo sobre temas sociais, como a necessidade de fortalecer as empresas públicas, a redução no preço das tarifas de energia, o aperfeiçoamento na prestação de serviço para a sociedade, a melhora nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores e a defesa dos direitos dos atingidos por barragens.

Os eventos acontecerão na próxima semana, em várias capitais do país. Em Florianópolis também haverá concentração, que será fortalecida com a constituição do Fórum da Saúde do estado na luta pela saúde pública. Será entregue uma carta para a população dos atingidos por barragens esclarecendo suas reivindicações.

Entre o Movimentos que integram a Plataforma, estão o Movimento dos Atingidos por Barragens, a CUT, FNU, Sinergia de Florianópolis, Sindieletro de Minas Gerais, Senge de Curitiba, e movimentos da Via Campesina, como MPA e MST.

Contatos

Assessoria de Imprensa: (48) 3879-3011

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro