Mulheres protestam contra mudanças no Código Florestal

As mulheres da Via Campesina promovem a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, desde o final da semana passada, com ações realizadas em 10 estados por todo Brasil, para […]

As mulheres da Via Campesina promovem a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, desde o final da semana passada, com ações realizadas em 10 estados por todo Brasil, para cobrar da presidenta Dilma Rousseff a realização da Reforma Agrária, um novo modelo agrícola baseado em pequenas propriedades e o veto das mudanças no Código Florestal.

Nesta terça-feira, aconteceram protestos no Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Pará. Já foram realizadas manifestações também em São Paulo, Bahia, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. Até o final desta semana, serão realizadas ações em todo o país.

“A nossa mobilização tem o sentido de exigir um veto da presidente Dilma em relação às alterações do Código Florestal, além de denunciar os impactos nocivos dos agrotóxicos para a saúde das trabalhadores rurais, das comunidades do campo e para a saúde dos consumidores de alimentos nas cidades”, afirma Kelli Mafort, do setor de gênero do MST.

Nesta quarta (7/3), organizações ambientalistas e movimentos camponeses, organizados pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, farão um protesto pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra a alteração do Código Florestal.

A concentração será na Catedral de Brasília, às 8h. Durante a passeata, às 11h, os manifestantes farão a montagem do banner vivo ‘VETADILMA!’. As entidades cobram da presidente Dilma Rousseff o veto da proposta, caso for aprovada pelo Congresso Nacional.

Ações nos estados

Nesta terça-feira, no Rio Grande do Sul, 600 mulheres ocupam o prédio da secretaria do Ministério da Fazenda, em Porto Alegre, e liberarem o pedágio do município de Guaíba.

Em Curitiba, 1.000 trabalhadoras Sem Terra ocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cobrar agilidade na desapropriação das áreas para as 6 mil famílias acampadas no estado.

Em Marabá, no Pará, 600 trabalhadoras rurais ocuparam a superintendência do Incra e do Ibama, para cobrar projetos de Reforma Agrária às famílias acampadas e políticas públicas para os assentamentos da região.

Desde segunda-feira, 500 agricultoras mantêm ocupada a Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO) para exigir a manutenção da Embrapa 100% pública e a retirada do Projeto de Lei 222/08 (Embrapa S/A), que propõe transformar a Embrapa em empresa de economia mista com ações negociadas na bolsa.

No município de Petrolândia, em Pernambuco, 600 famílias ocupam desde domingo (4/3) um reservatório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), para denunciar que as 600 famílias assentadas sofrem com a seca mesmo vivendo rodeadas de água.

No município de Alcobaça, no Sul da Bahia, mais de 1.100 mulheres camponesas ocuparam a fazenda Esperança, de propriedade da empresa paulista Suzano Papel Celulose, na quinta-feira (1/3), para cobrar do Incra agilidade nos processos de desapropriação dos latifúndios das grandes áreas do monocultivo de eucalipto.

Diversas rodovias em diferentes partes do país também foram fechadas, como a BR 304, em Mossoró, e a BR 406, em Ceará-Mirim (ambas no Rio Grande do Norte).

Na região de Promissão (SP), cerca de 200 mulheres fecharam por algumas horas a BR-153 (também conhecida como Rodovia Transbrasiliana), na sexta-feira (2/3). Em São Paulo, foram ocupadas as superintendências do Incra, em Águas de Santa Bárbara, e do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), em Teodoro Sampaio, na região do Pontal do Paranapanema.

Reivindicações

As pautas que englobam as ações realizadas pelas mulheres camponesas são a luta contra o modelo do agronegócio e suas arestas, como os transgênicos e os agrotóxicos, contra a violência do capital e do patriarcado, contra o novo Código Florestal em trâmite na Câmara dos Deputados e contra a chamada Economia Verde a ser discutida na Rio+20.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro