MAB pede paralisação dos estudos da barragem de Itapiranga

Na última sexta-feira (10), integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniram com a diretoria da Eletrosul para solicitar a paralisação dos estudos de viabilidade da barragem de […]

Na última sexta-feira (10), integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniram com a diretoria da Eletrosul para solicitar a paralisação dos estudos de viabilidade da barragem de Itapiranga, no rio Uruguai, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os moradores da região resistem à obra há cerca de 30 anos.

A reunião aconteceu na sede da estatal, em Florianópolis (SC), e contou com a participação de lideranças dos municípios ameaçados pela barragem.

O MAB apresentou pauta de reivindicações construída com a participação dos municípios e questionou a atuação da Eletrosul na região, solicitando a paralisação dos estudos. Depois dessa reunião, o MAB deverá fazer uma audiência com a ministra Ideli Salvatti, para apresentar a pauta de reivindicações e pedir o cancelamento definitivo do projeto barragem de Itapiranga.

Para os atingidos, a resistência contra Itapiranga é uma luta na qual se questiona o modelo energético do país, onde poucas empresas nacionais e multinacionais se beneficiam com a construção de barragens, transformando a energia e a água em mercadorias, sem levar em conta as questões sociais, econômicas, ambientais e culturais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro