MAB conclui mais uma turma de especialização em energia na UFRJ

Iniciou ontem (01/02), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a quarta etapa do curso de especialização e extensão “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”, coordenado pelo Movimento dos […]

Iniciou ontem (01/02), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a quarta etapa do curso de especialização e extensão “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”, coordenado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUR), da UFRJ.

A Turma Internacionalista Simón Bolívar tem a participação de militantes do MAB, da Via Campesina, de diversos sindicatos e pastorais sociais, além de representações de militantes de diversos países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Venezuela, El Salvador, México, Espanha, Moçambique e Panamá.

O curso segue o método da pedagogia da alternância, dividido entre tempo escola, realizado nas dependências da UFRJ, e tempo comunidade, o período em que os educandos e educandas fazem a vivência e os trabalhos em suas comunidades. O curso é viabilizado com apoio da Eletrobras.

Para Violeta Castilhos, militante do movimento estudantil argentino, o curso foi muito importante pelo seu conteúdo político e por ter dado oportunidade aos estudantes vivenciarem diversas realidades, entre elas as diferentes formas de lutas e organização do Brasil e de outros países. “Só assim podemos construir uma forma de luta para combater o sistema capitalista”, disse Violeta. A estudante afirma que este sistema atua da mesma forma em todos os países e essa é uma oportunidade de fazermos uma grande articulação para discutirmos novas alternativas para a sociedade, principalmente no campo da energia.

Segundo Cristiane Nadaletti, militante do MAB e membro da coordenação pedagógica, o curso cumpre um papel histórico, pois proporciona aos trabalhadores e trabalhadoras mais excluídos o acesso à universidade pública, buscando construir conhecimentos que possam fortalecer suas organizações na prática.

Essa será a última etapa da segunda turma do curso. No próximo dia 13 de fevereiro, os estudantes farão a apresentação dos trabalhos de conclusão, e no dia 14 será realizado o ato político de formatura, para o qual já confirmou a presença o senhor reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro