Atingidos por barragens realizam III Encontro Estadual em MG

Cerca de 150 atingidos e atingidas por barragens realizaram entre os dias 12 e 15 de dezembro na cidade de Betim o III Encontro do Movimento dos Atingidos por Barragens […]

Cerca de 150 atingidos e atingidas por barragens realizaram entre os dias 12 e 15 de dezembro na cidade de Betim o III Encontro do Movimento dos Atingidos por Barragens de Minas Gerais, momento em que foi feita a avaliação das atividades realizadas em 2011, o planejamento para o próximo ano e uma grande festa pelos 20 anos de lutas e conquistas do Movimento.

Um tema amplamente estudado no encontro foi o processo de constituição em todo país de milhares de Grupos de Base (GBs) coordenados por um homem, uma mulher e um jovem que tem a tarefa de dinamizar a participação e a criatividade na base do movimento.

O debate considerou que somente com a ampliação e a qualificação de sua base o MAB avança na luta pela defesa dos direitos dos atingidos e na construção de um Projeto Energético Popular. Os presentes discutiram e apresentaram diversas propostas para avançar na formação dos Grupos de Base em todas as regiões do estado, sobretudo incentivando o protagonismo das mulheres neste processo.

Membros do governo debateram com os atingidos

O andamento da pauta dos atingidos por barragens discutida com o governo federal também foi assunto no encontro. Para isso foi realizado uma mesa com representantes de órgãos federais e ministérios. Estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Secretaria Geral da Presidência da República.

 Os atingidos apresentaram a frustração com o andamento das negociações. Embora tenha tido avanço com a criação de mesas e grupos de trabalho sobre o pagamento da dívida histórica com atingidos no Brasil e a busca de constituir canais que aumente a participação popular na definição da política energética do país, poucas conquistas concretas foram percebidas, além da não resolução de questões fundamentais como a dificuldade de acesso a programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a demora da vistoria de terras para o reassentamento dos atingidos.

Também houve questionamentos sobre a posição do governo em relação aos impactos da monocultura de eucaliptos, da mineração e da construção de minerodutos que causam a mesma sistemática violações de direitos humanos apresentada no relatório da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) sobre a construção de barragens no Brasil.

Os membros do governo apresentaram o que os órgãos em que trabalham estão fazendo para resolver os problemas dos atingidos e se dispuseram a levar as reclamações, denúncias e propostas para o encaminhamento dentro da pauta. Adilson Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, elencou uma série de medidas tomadas desde início das negociações consideradas já passos importantes e insistiu que as pautas só sairão do papel com a pressão do movimento. “Se vocês não vão, não batem a porta, não pressionam, o governo não reage”, afirmou. Joceli Andrioli, da coordenação nacional do MAB, deixou claro que somente com a definição de uma política nacional para os atingidos e a criação de um fundo público para financiar o pagamento da dívida histórica a pauta terá avanços concretos e que a mobilização pela conquista dos direitos será ainda maior em 2012.

Festa dos 20 anos

Com a presença de diversas entidades e movimentos parceiros como o Sindieletro (sindicato dos eletricitários da CEMIG), a Consulta Popular, o MST, o MOHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), entre outras, o MAB comemorou seus 20 anos com a partilha de um bolo de aniversário e uma animada apresentação do cantor mineiro Rubinho do Vale.  

Para Thiago Alves, membro da coordenação estadual, o encontro positivo porque houve muitas trocas de experiências entre as regiões e todas retornaram com o planejamento bem claro, sabendo o que e quando fazer e o sentido político de cada atividade. “Os atingidos fizeram uma grande festa e retornaram para casa ciente dos muitos desafios para o próximo ano, da importância de cada um para o avanço da luta e muito animados para o fortalecimento do movimento em todo o estado de Minas Gerais”, afirmou. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro