MAB festeja 20 anos em reassentamento da região sul

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza no próximo sábado (17/12), uma grande festa em comemoração aos 20 anos de organização dos atingidos por barragens em nível nacional e […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza no próximo sábado (17/12), uma grande festa em comemoração aos 20 anos de organização dos atingidos por barragens em nível nacional e 30 anos de lutas dos atingidos na bacia do Rio Uruguai. A atividade acontecerá no reassentamento São Francisco, em Esmeralda (RS). O local para a realização da festa é simbólico, pois foi conquistado com a luta dos camponeses atingidos pela barragem de Barra Grande, construída sobre o rio Pelotas.

Como parte da programação está a inauguração de um projeto do Programa Agroecológico Integrado e Sustentável (PAIS), firmado através de um convênio entre a Fundação Banco do Brasil, BNDES, FEA e MAB. Também serão inauguradas uma agroindústria de processamento de alimentos e uma micro destilaria de álcool, também conquistadas pela organização do movimento.

Para a festa está confirmada a vinda de diversas autoridades, entre elas o Ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, representantes do governo do estado do Rio Grande do Sul, deputados federais e estaduais, movimentos sociais e sindicais, igrejas, prefeitos, vereadores e outros órgãos públicos do Rio Grande do Sul. 

Assessoria de imprensa: (54) 3522.1857

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro