Encontro no Ceará incentiva a participação das mulheres

Na última quarta feira (14/12) as mulheres atingidas por barragens organizadas no MAB realizaram um encontro em Jaguaretama, no Ceará, com objetivo de fortalecer suas lutas e identidade. Este é […]

Na última quarta feira (14/12) as mulheres atingidas por barragens organizadas no MAB realizaram um encontro em Jaguaretama, no Ceará, com objetivo de fortalecer suas lutas e identidade. Este é o segundo encontro das mulheres atingidas neste ano.

Estes encontros estão sendo realizados na maioria dos estados onde o MAB está organizado a fim de que as mulheres sejam ativas nos processos políticos, principalmente para fortalecer a organização e conduzir os grupos de base.

Durante o encontro em Jaguaretama, as mulheres fizeram um estudo histórico da mulher na sociedade capitalista, as diferentes formas e métodos de exploração da mulher, seja sexual, no trabalho ou em casa. Elas também planejaram suas próprias pautas de reivindicações, suas lutas e os processos de formação e organização interna em cada comunidade ou reassentamento. 

A militante Maria José disse que fazer parte da coordenação estadual do MAB e coordenar o grupo de base exige muita responsabilidade, mas que participar “é se tornar livre em palavra e ações”. “Estou muito mais segura depois dessa reunião, estamos mais fortes e independes, em todos os aspectos da vida. Só no MAB isso foi possível, agora somos mulher e militantes de verdade”, finalizou.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro