Famílias atingidas por barragens conquistam cisternas

Através de um longo processo de lutas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) conquistou cisternas para as famílias atingidas. O projeto beneficia 610 famílias nos estados de Minas Gerais, […]

Através de um longo processo de lutas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) conquistou cisternas para as famílias atingidas. O projeto beneficia 610 famílias nos estados de Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rondônia.

No Nordeste serão construídas 267 cisternas, em comunidades na região do Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia), com 122 cisternas, e no Ceará, com 145 cisternas, distribuídas nas regiões do Maciço de Baturité e do complexo Castanhão.

Celso Rodrigues, militante do MAB em Pernambuco, conta que “através do projeto as famílias podem armazenar água da chuva para o consumo humano, uma água pura e sem poluição, pois a água do rio São Francisco está poluída pelo veneno jogado pelo agronegócio e pelos esgotos”. Além disso, “esse projeto está ajudando o MAB a organizar as famílias na região”.

Para Graça Silva, atingida pela barragem de Castanhão e coordenadora de grupo de base, “o projeto vai melhorar muito a vida da comunidade, porque antes a gente ia buscar água nos açudes e era muito longe e agora temos água da chuva na porta de casa”.

Ela também destaca o papel das cisternas para fortalecer o Movimento: “com a conquista do projeto de cisternas temos mais facilidade para organizar as famílias no MAB porque elas estão tendo ganhos concretos e passam a entender que só através da  luta podemos ter grandes conquistas”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro