MST e MAB ocupam latifúndio em Palmas (TO)

Cerca de 200 famílias do MST e MAB ocuparam a fazenda Santa Rita, a 35 km de Palmas, em Tocantins, para cobrar a desapropriação da área e criação de um […]

Cerca de 200 famílias do MST e MAB ocuparam a fazenda Santa Rita, a 35 km de Palmas, em Tocantins, para cobrar a desapropriação da área e criação de um assentamento, manhã de segunda-feira (17).

O latifúndio tem 4.800 hectares e está abandonado. Não há nenhuma atividade agrícola na fazenda. O proprietário da fazenda é Alcides Rabeskini, que não reside no Tocantins e possui outros latifúndios na região.

Em abril, no município de Porto Nacional, 300 famílias dos movimentos ocuparam outra fazenda do latifundiário, chamada Dom Augusto. Esta fazenda foi incluída na lista suja do trabalho escravo em dezembro de 2006, devido à contratação de 100 lavradores para a colheita de feijão. Eles eram obrigados a enfrentar duras condições de trabalho, além de pagarem preços superfaturados por produtos alimentícios e objetos de uso pessoal vendidos no local.

Além de desrespeito às leis trabalhistas, o latifundiário é acusado de crime ambiental e grilagem de terra.

De acordo com a Constituição, latifúndios que não cumprem a função social da terra devem ser desapropriados e destinados à Reforma Agrária.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro