Justiça suspende licenciamento da barragem de Itapiranga

Na tarde de sexta-feira (14), a Justiça Federal expediu uma liminar suspendendo o processo de licenciamento ambiental da barragem de Itapiranga, no oeste de Santa Catarina. A decisão determina a […]

Na tarde de sexta-feira (14), a Justiça Federal expediu uma liminar suspendendo o processo de licenciamento ambiental da barragem de Itapiranga, no oeste de Santa Catarina. A decisão determina a paralisação até que seja realizada uma perícia técnica do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), além dos municípios e comunidades diretamente atingidos.

O MAB e entidades da região avaliam que, com essa decisão, a Justiça está cumprindo seu papel, pois foram inúmeras as fraudes cometidas nos estudos ambientais em barragens na bacia do rio Uruguai e no país. Exemplos são as barragens de Barra Grande, que inundou mais de 6 mil hectares de mata, e Foz do Chapecó, que diminuiu em 80% a vazão de um trecho de 23 km no rio Uruguai.

O projeto da barragem de Itapiranga foi concebido na década de 70 e se for executado alagará uma área correspondente a 6,5 mil hectares, englobando sete municípios: Mondaí, Itapiranga e São João do Oeste (SC) e Pinheirinho do Vale, Caiçara, Vicente Dutra e Vista Alegre (RS). Além disso, cerca de 1.500 mil famílias ribeirinhas já sofrem com a perspectiva de ter que sair de suas propriedades.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro