Via Campesina ocupa Codevasf e Banco do Brasil no Vale do São Francisco

Os militantes da Via Campesina que desde ontem (22) estão acampados em Juazeiro (BA) nesta manhã fizeram uma marcha até a cidade de Petrolina (PE) e ocuparam a sede da […]

Os militantes da Via Campesina que desde ontem (22) estão acampados em Juazeiro (BA) nesta manhã fizeram uma marcha até a cidade de Petrolina (PE) e ocuparam a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A reivindicação nesse órgão foi o acesso á água para consumo das famílias e para a irrigação. Segundo Marta Rodrigues, do Movimento dos Atingidos por Barragens, não é admissível que tão perto do Rio São Francisco e da barragem de Sobradinho os camponeses não tenham acesso à água para viverem. “Nosso protesto nesta manhã foi neste sentido, de pressionar para que tenhamos água potável em casa, e também para a nossa criação e plantação”, afirmou.

Depois da ocupação da Codevasf, os manifestantes ocuparam uma agência do Banco do Brasil e estão em uma mesa de negociações com o gerente do banco. Entre as reivindicações, os manifestantes pedem anistia das dívidas dos camponeses, liberação de linhas de crédito para os trabalhadores, incentivo para a produção agroecológica. Os demais pontos da pauta nacional da Via Campesina também estão sendo postos na mesa de negociação.

As ações no Vale do São Francisco fazem parte da Jornada Nacional de Lutas dos Trabalhadores e Trabalhadoras que acontece paralelamente em diversos estados e em Brasília, com um acampamento com cerca de 3 mil pessoas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro