MAB participa do 21° encontro das CEBs da Transamazônica

Entre os dias 18 a 21 de agosto, aconteceu na comunidade Belo Monte, em Altamira, o 21° encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Transamazônica, Cuiabá – Santarém, com […]

Entre os dias 18 a 21 de agosto, aconteceu na comunidade Belo Monte, em Altamira, o 21° encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Transamazônica, Cuiabá – Santarém, com a participação de centenas lideranças da região. A comunidade está no foco da conjuntura pois é onde está sendo implantada a barragem de Belo Monte.

Uma equipe de agitação e propaganda do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esteve na comunidade durante a semana do encontro para dialogar com os moradores da comunidade a respeito dos impactos da barragem na vida das famílias. O cenário da comunidade já se alterou, e muito, após o início da construção dos alojamentos dos trabalhadores no sítio Santo Antônio.

As famílias reclamam que há muita gente estranha na comunidade e que o consórcio Norte Energia está cooptando a população através de reformas do colégio, posto de saúde e outras melhorias na comunidade. “O que deveria ser uma política de estado, agora quem faz para convencer o povo a aceitar as obras é o consórcio construtor da barragem”, afirmam.

Durante o encontro de CEBs, foi feito o diagnóstico da realidade e a necessidade de organização das famílias em torno da luta em defesa dos direitos. O intercâmbio com as comunidades, através de visitas in loco, possibilitou apontar os desafios para o próximo período.

Além dessa troca de experiências, o MAB foi convidado a organizar uma oficina para discutir o tema Águas para a vida, não para a morte, trazendo uma reflexão sobre o modelo energético brasileiro e os desafios apontados para a formação, organização e lutas, elementos centrais para a conjuntura do momento.

Para o MAB, esse encontro foi muito importante, pois revelou a todos os participantes de Altamira e região a necessidade de organizar os atingidos e também dialogar com todas as lideranças da Transamazônica e Cuiabá – Santarém.  

“Pudemos nos conhecer e apontar o que deve ser central na luta contra esses projetos do grande capital para a energia, mineração, agronegócio e o desmatamento. O que se observa, é que há uma aceleração do saqueio dos recursos naturais na região e uma completa violação dos direitos humanos quando da instalação de tais projetos”, afirmou Rogério Hohn, da coordenação nacional do MAB.

O encontro de CEBs antecedeu o acampamento contra Belo Monte, que acontece entre os dias 22 a 26 de agosto, na cidade Altamira. “Estamos organizando um acampamento contra Belo Monte e em defesa dos direitos. O propósito desse acampamento é possibilitar a construção da organização dos atingidos por barragens na região, bem como, dialogar com a sociedade sobre os impactos da barragem na vida das famílias”, afirmou Hohn.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro