Via Campesina e AP avançam na Jornada Nacional de Lutas

Atingidos por barragens e demais movimentos da Via Campesina e Assembléia Popular estão mobilizados em diversos estados e em Brasília. A Jornada Nacional segue até a próxima sexta-feira. Desde ontem […]

Atingidos por barragens e demais movimentos da Via Campesina e Assembléia Popular estão mobilizados em diversos estados e em Brasília. A Jornada Nacional segue até a próxima sexta-feira.

Desde ontem (22) marchas, acampamentos, ocupações e ações de agitação e propaganda marcam a jornada de lutas dos atingidos por barragens e demais organizações da Via Campesina e Assembléia Popular em diversos estados e na capital federal. As principais bandeiras são reforma agrária, anistia das dívidas dos agricultores, medidas populares na área da energia, 10% do PIB para a educação, redução da jornada de trabalho, entre outros pontos do Projeto Popular para o Brasil.

Nesta manhã, os participantes do Acampamento Nacional ocuparam o Ministério da Fazenda e abriram negociação com a Secretaria Geral da Presidência, Casa Civil, Tesouro Nacional e Ministério da Fazenda. A reunião aconteceu nesta tarde, no Palácio do Planalto.

Abaixo, um balanço das manifestações.

Belo Monte/Pará: os atingidos pela barragem de Belo Monte estão acampados desde ontem (22), próximo a Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes do acampamento são moradores da periferia da cidade de Altamira que será encoberta pelas águas da barragem e moradores das ocupações urbanas organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Desempregados. Estão previstas atividades de formação e ações de protesto questionando Belo Monte para quê e para que? Nas duas semanas anteriores ao acampamento foi feito um grande mutirão de visitas nas casas das famílias, alertando a todos da real gravidade por que passam e chamando para a reivindicações sobre os direitos.

Tucuruí/Pará: na manhã de hoje cerca de 700 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) marcharam em direção à barragem de Tucuruí para cobrar os acordos firmados ainda em 2005, mas que até agora não foram cumpridos pela empresa que administra a barragem, a Eletronorte. Uma representação do MAB foi recebido em audiência pela estatal para solucionar estes impasses. Os atingidos também já conseguiram uma audiência com a Casa Civil do Estado do Pará para a próxima quinta-feira (25). Entre as reivindicações está a elaboração e aplicação de projetos de desenvolvimento sustentável para atender 977 famílias, para geração de renda com a criação de pequenos animais, agrofloresta e pequenos comércios para a população urbana. Além disso, eles reivindicam projeto para a criação de peixes em tanques-redes, envolvendo 158 famílias.

Rondônia: Mais de trezentos atingidos pela Usina Hidrelétrica de Samuel bloquearam na manhã de ontem a rodovia BR 364, próximo ao município de Itapuã do Oeste, em Rondônia. A barragem foi construída a mais de 26 anos, mas problemas sociais ainda são recorrentes na região em função disso. Entre os pontos de reivindicação estão um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos pela barragem, envolvendo as áreas da cultura, educação, produção e infraestrutura, o reassentamento das famílias e ações de fortalecimento da pesca e da aqüicultura na região. No que se refere aos reassentamentos, os atingidos cobram que eles deverão atender as exigências das condições do modelo historicamente defendido pelo MAB. Já com relação à pesca, os atingidos cobram estruturas para beneficiamento e comercialização do pescado, como a implantação de projetos experimentais e tanques nas comunidades.

Tocantins: cerca de 300 militantes do MAB e MST iniciaram uma marcha ainda no domingo (21) e percorreram cerca de 35 quilômetros até a cidade de Porto Nacional/TO, com o objetivo de debater com a sociedade sobre a situação das famílias que pedem a inclusão da fazenda Dom Augusto (onde estão acampadas) para fins de reforma agrária. As famílias estão acampadas às margens da TO-010 desde o dia 31 de abril deste ano. Cerca de 800 já foram cadastradas aguardam a vistoria da fazenda. A marcha chegou em Porto Nacional nesta manhã. Os manifestantes fizeram uma ocupação do Banco do Brasil pedindo a anistia das dívidas dos agricultores e posteriormente fizeram um ato na praça central da cidade.

Fortaleza/Ceará: Nesta manhã cerca de 1500 camponeses da Via Campesina ocuparam a sede nacional do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) e 600 trabalhadores da Assembléia Popular ocuparam a Caixa Econômica Federal, em Fortaleza, nesta madrugada. Os trabalhadores da Via Campesina cobram do governo federal um plano emergencial para a reforma agrária, exigem a proibição da pulverização aérea na Chapada do Apodi, políticas de acesso á água e a não construção de barragens. Já os integrantes da Assembléia Popular estão mobilizados para cobrar dos governos federal e estadual políticas para a moradia, redução das tarifas de água, transporte e energia, destinação de 10% do PIB para a educação e fim do extermínio da juventude.

Paraíba: Nessa terça-feira, organizações sociais do campo e da cidade mobilizaram cerca 500 pessoas na capital paraibana, João Pessoa. Somaram-se à Via campesina e Assembléia Popular, diversos sindicatos, ONG´s, estudantes e entidades religiosas. Pela manhã os manifestantes fizeram um ato em frente ao Incra e à tarde se manifestaram em frente à Energisa, a distribuidora de energia do estado, para denunciar o aumento nas contas de energia imposto pela distribuidora, que esse ano será de 8,06% para os consumidores residenciais. A aprovação desse reajuste foi dada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta manhã. Em 2010 a Energisa completou 10 anos de instalação no estado da Paraíba, após a privatização da antiga Saelpa. Durante esses anos a empresa acumulou lucro líquido de 664 milhões, duas vezes o valor da venda da Saelpa, que na época foi arrematada por aproximadamente 360 milhões.

Vale do Rio São Francisco/Juazeiro: Os militantes da Via Campesina que desde ontem (22) estão acampados em Juazeiro (BA) nesta manhã fizeram uma marcha até a cidade de Petrolina (PE) e ocuparam a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A reivindicação nesse órgão foi o acesso à água para consumo das famílias e para a irrigação. Depois da ocupação da Codevasf, os manifestantes ocuparam uma agência do Banco do Brasil e entraram em negociações com o gerente do banco. Entre as reivindicações, os manifestantes pedem anistia das dívidas dos camponeses, liberação de linhas de crédito e incentivo para a produção agroecológica. Os demais pontos da pauta nacional da Via Campesina também foram postos na mesa de negociação.

Belo Horizonte/Minas Gerais: Cerca de 350 integrantes da Via Campesina ocuparam na manhã de ontem (22) a sede da Superintendência Regional do Incra, em Belo Horizonte. Dentre as reivindicações estão questões relacionadas à obtenção de terras para assentamento das famílias acampadas, o desenvolvimento dos assentamentos e o reassentamento das famílias atingidas por barragens sem terra. As reuniões com o instituto aconteceram ontem e hoje, o INCRA se comprometeu em até o mês de Outubro desse ano dar prioridade às áreas já vistoriadas para reassentamento das famílias atingidas por barragens sem terra. Além disso, ficou marcada uma reunião para a semana que vem para discutir o recadastramento das famílias, além de um programa específico de Formação, Produção e de Proteção ao meio Ambiente para os atingidos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro