Atingidos por Belo Monte fazem doação de sangue

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, os atingidos pela barragem de Belo Monte, que estão acampados desde a última segunda-feira em Altamira, fizeram nessa manhã (25) um mutirão de […]

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, os atingidos pela barragem de Belo Monte, que estão acampados desde a última segunda-feira em Altamira, fizeram nessa manhã (25) um mutirão de doação de sangue no Núcleo de Hemoterapia da cidade.

Com o aumento populacional em função da construção da barragem, o banco de sangue está em falta para o aumento expressivo de atendimentos. A elevação dos índices de violência e de acidentes de trânsito são as principais causas desses atendimentos e consequência do aumento populacional desordenado. Para os coordenadores do MAB, a doação de sangue nesta manhã é em solidariedade à população pobre do município, os principais beneficiários pelo atendimento do banco de sangue.

Segundo o relato de uma das enfermeiras que atendeu os atingidos, há uma baixa doação de sangue no centro de coleta e por conseqüência disso, há falta desse material na rede pública de saúde. Portanto, a atividade serviu também para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e para a sensibilização da sociedade para a luta dos atingidos por barragens.

“As experiências que temos de organização dos atingidos em outras regiões do Brasil é a mesma que aqui. O inchaço das cidades é conseqüência direta da construção de barragens. Com esse inchaço, junto vem o aumento de casos de violência e a insuficiância dos serviços básicos de atendimento à população, como na área da saúde, é sempre assim. Com esse gesto nos solidarizamos com os moradores de Altamira, e denunciamos a construção dessa obra”, afirmou Rogério Hohn, da coordenação do MAB.

Nesta tarde (25), os atingidos que estão acampados na Praça da Independência, fazem uma panfletagem de rua e debatem com a população do centro da cidade sobre os impactos da obra no cotidiano das famílias. Essa iniciativa busca levar informações sobre as consequências da barragem, assim como sensibilizar a sociedade para aderir à luta dos atingidos por barragens.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro