Atingidos por Belo Monte se queixam de falta de informação

Dando continuidade às visitas e debates com os moradores de bairros e vilas de Altamira, na noite de ontem (17) os militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram […]

Dando continuidade às visitas e debates com os moradores de bairros e vilas de Altamira, na noite de ontem (17) os militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram uma grande assembléia popular com os moradores do bairro Boa Esperança. Durante a assembleia, o principal debate foi sobre os impactos que a barragem de Belo Monte vai causar sobre a vida das famílias.

“Essa assembleia é fruto do trabalho de base que iniciamos no último sábado. Na atividade, reuniram-se crianças, jovens e idosos, todos muito preocupados com a falta de informações sobre a barragem e sobre o futuro deles. Este é o pior drama destas famílias”, diz um dos coordenadores do MAB na região.

Durante a assembléia foi passado o filme Tucuruí, a saga de um povo. Os atingidos por esta barragem que estão fazendo as visitas deram seus depoimentos sobre a condição de vida após a construção da obra, o tratamento da empresa construtora, a proliferação de mosquitos e o aumento dos casos de dengue e malária.

“Na época que começaram a discutir a barragem de Tucuruí, prometiam as mesmas coisas que estão prometendo aqui, e depois de 25 anos, vimos que as promessas não eram verdadeiras. Perdi meu filho por conta dos mosquitos que atacaram a região. Esse é o momento de discutirmos os impactos da barragem e os direitos das famílias, por que depois dela pronta, os donos vão embora e o povo vai ficar ainda mais na miséria. Não queremos que daqui a 25 anos os atingidos por Belo Monte contem essa mesma história para outros”, declarou Seu Valdir, atingido de Tucuruí.

Além de debate sobre as conseqüências da barragem, foi discutida a necessidade de organização dos grupos de base e das famílias se inserirem no MAB. “Convocamos o povo para participar da jornada da semana que vem que estamos organizando em defesa da Amazônia, dos direitos dos atingidos, quando questionaremos Belo Monte para quê e para quem”, finalizou um dos coordenadores do MAB.

As assembléias populares continuam nesta quinta-feira no bairro Boa Esperança e na sexta no bairro da Invasão dos padres. As visitas às famílias continuam durante essa semana, nos bairros Invasão dos Padres e Aparecida.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro