Atingidos se mobilizam para jornada de lutas em Altamira

O MAB continua o processo de mobilização dos atingidos pela barragem de Belo Monte na cidade de Altamira (PA). Os militantes do Movimento têm visitado as comunidades afetadas pela obra […]

O MAB continua o processo de mobilização dos atingidos pela barragem de Belo Monte na cidade de Altamira (PA). Os militantes do Movimento têm visitado as comunidades afetadas pela obra para debater com os moradores em torno do questionamento: Belo Monte para quê e para quem?

Nessa semana, o MAB realiza assembléias com os moradores nos bairros de Boa Esperança e Invasão dos Padres. Nessas atividades, participam atingidos pela barragem de Tucuruí, que relatam suas histórias de resistência à implantação da barragem e de luta pela garantia de direitos. As visitas às comunidades começaram no último sábado (13).

Essas atividades são parte da preparação para a Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina, que ocorre na semana que vem. Em Altamira, os integrantes do MAB farão um acampamento na Praça do Coreto, próximo à Universidade Federal do Pará. Ao acampamento se integrarão as famílias sem-teto organizadas no Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), que estão acampados em frente à Prefeitura, para cobrar do poder público o direito à moradia.

Na quarta-feira (24), os manifestantes farão um grande ato pelas ruas da cidade para denunciar os impactos negativos de Belo Monte na vida da população de Altamira. Muitos deles já são sentidos, como a especulação imobiliária, o inchaço populacional, a superlotação de hospitais, o trânsito caótico, entre outros malefícios causados por uma obra desse porte em uma cidade sem estrutura.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro