Movimentos da Via Campesina montam acampamento em Juazeiro, BA

Cerca de 300 pessoas da Via Campesina iniciaram um acampamento nesta manhã (22/08) em Juazeiro, na Bahia, em frente à Universidade do Vale do São Francisco. Entre as pautas a […]

Cerca de 300 pessoas da Via Campesina iniciaram um acampamento nesta manhã (22/08) em Juazeiro, na Bahia, em frente à Universidade do Vale do São Francisco. Entre as pautas a serem discutidas estão a problemática das barragens na região, o uso abusivo de agrotóxicos pelos fazendeiros, a necessidade de implementar a agroecologia entre os camponeses e o endividamento agrícola dos agricultores.

Segundo Fernanda Rodrigues dos Santos, da coordenação do MAB, este é um dos principais problemas na região. “Cerca de 80% dos agricultores estão com altas dívidas, que os impede de ter acesso a novos créditos. A plantação de arroz, feijão, hortaliça e mandioca entre outros está toda comprometida se não houver alguma solução”, afirmou Fernanda.

Em todo o Brasil, o valor em dívidas vencidas chega a R$ 30 bilhões, de acordo com o Ministério da Fazenda. A situação é preocupante, pois a agricultura familiar é responsável pelo abastecimento interno de alimentos e responde por 70% dos alimentos da mesa do brasileiro.

A Via Campesina propões a repactuação do saldo devedor e alongamento do prazo em até 15 anos para a quitação destas dívidas, com carência de 2 anos; bônus de adimplência de 30% em todas as parcelas repactuadas; juro zero; remissão de valores até R$ 12.000,00 por família, incluindo o crédito emergencial; individualização das dívidas contraídas em grupo ou com aval solidário; e acesso a novos financiamentos.

Durante esta manhã, os manifestantes, atingidos pela barragem de Sobradinho e ameaçados pelos projetos das barragens de Pedra Branca e Riacho Seco, ouviram uma palestra com uma professora da Universidade do Vale do São Francisco sobre os agrotóxicos. Para Fernanda, depois da construção da barragem de Sobradinho e com a vinda das grandes fazendas de fruticultura irrigada, a contaminação por agrotóxicos entre os moradores da região aumentou muito. “Este acampamento também é parte da Campanha Permanente contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida. Na noite de hoje vamos assistir o filme O veneno está na Mesa, de Sílvio Tendler”, declarou.

O acampamento encerra amanhã (23), com uma marcha pela cidade e ações de protesto para a solução imediata do endividamento. As ações no Vale do São Francisco fazem parte da Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina.

Contato para a imprensa: 74.9147.8282

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro