Assembléia Popular protesta contra preço da luz em João Pessoa, na Paraíba

216 municípios na Paraíba terão suas contas de energia reajustadas em 8,06% para os consumidores residenciais Nessa terça-feira (23), organizações sociais do campo e da cidade mobilizam cerca de mil […]

216 municípios na Paraíba terão suas contas de energia reajustadas em 8,06% para os consumidores residenciais


Nessa terça-feira (23), organizações sociais do campo e da cidade mobilizam cerca de mil pessoas na capital paraibana, João Pessoa. Somam-se à Via campesina e Assembléia Popular, diversos sindicatos, ONG´s, estudantes e entidades religiosas.

Pela manhã os manifestantes fizeram um ato em frente ao Incra e à tarde estão se manifestando em frente à Energisa, a distribuidora de energia do estado, para denunciar o aumento nas contas de energia imposto pela distribuidora, que esse ano será de 8,06% para os consumidores residenciais. A aprovação desse reajuste foi dada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta manhã. A Paraíba passará a ter a 4ª tarifa mais cara do Nordeste, perdendo apenas para os estados do Maranhão, Ceará e Bahia, respectivamente.

Segundo Gleyson Ricardo, integrante da Assembléia Popular, o presidente da Energisa, Marcelo Rocha, aparece não viver na Paraíba, pois o aumento é acima da inflação dos últimos 12 meses. “Ele não está preocupado com a população dos 216 municípios atingidos com o aumento, estando interessado apenas com os acionistas que levaram 92 milhões reais no rodo só esse ano”, afirmou.

A proposta ainda de acordo com o manifestante é solicitar uma auditoria ao Tribunal de Contas da União de modo similar ao que foi realizado na CELPE, em Pernambuco, o que acabou revelando um cobrança indevida nas as contas de energia de todo o país, podendo chegar até 12 bilhões.

Para Dráuzio Macêdo, vice-presidente do Sindeletric, Sindicato dos eletricitários da Paraíba, os parlamentares, em todas as esferas, os movimentos sociais e o povo em geral deve se manifestar contra esse absurdo. Em 2010 a Energisa completou 10 anos de instalação no estado da Paraíba, após a privatização da antiga Saelpa.

Durante esses anos a empresa acumulou lucro líquido de 664 milhões, duas vezes o valor da venda da SAELPA que na época foi arrematada por aproximadamente 360 milhões. A receita operacional bruta da empresa saiu de 382 milhões (antes da privatização) para 1.183 bilhão.

As mobilizações na Paraíba fazem parte da jornada nacional de lutas da Via Campesina e da Assembléia Popular, que desde o dia 22/08 montaram acampamento em Brasília com o intuito de chamar a atenção da sociedade e dos governos sobre questões como: a contaminação dos alimentos pelo uso de agrotóxicos, a reforma agrária, a posição contrária às mudanças no código florestal, e a garantia de tarifas públicas acessíveis como água e energia.

Contato: (83) 9928.4458

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro