Movimentos sociais trancam ponte na divisa do RS com SC

Cerca de 200 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e de outros movimentos da Via Campesina e Fetraf fizeram no final desta manhã (25) o trancamento da ponte […]

Cerca de 200 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e de outros movimentos da Via Campesina e Fetraf fizeram no final desta manhã (25) o trancamento da ponte que liga os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na cidade de Marcelino Ramos. Com a ação, os agricultores cobram do governo federal medidas urgentes para solucionar as grandes dívidas dos camponeses.

Em Brasília, uma comissão de coordenadores dos movimentos da Via Campesina estão em audiência com o Ministério de Desenvolvimento Agrário para negociar a pauta de reivindicações, que agrega a remissão de valores até R$ 12.000,00 por família, incluindo o crédito emergencial, a repactuação do saldo devedor e alongamento do prazo em até 15 anos para a quitação destas dívidas, com carência de 2 anos, bônus de adimplência de 30% em todas as parcelas repactuadas, juro zero, individualização das dívidas contraídas em grupo ou com aval solidário e acesso a novos financiamentos.

A ação de hoje é sequência das mobilizações que aconteceram no início de julho na região, com milhares de famílias. Naquela situação, foi aberto o processo de negociação com o Governo Federal, que não discutia o tema com os pequenos agricultores há dois anos.

Barragem de Garibaldi

Já no município de Abdom Batista (SC), nesta manhã os atingidos pela barragem de Garibaldi estão em negociações da pauta de reivindicações. Os agricultores querem indenização justa e reassentamento, além do cadastro de mais de 700 famílias de quatro comunidades que não estão sendo consideradas como atingidas pela construtora. No início de julho os agricultores atingidos ocuparam a barragem e posteriormente montaram um acampamento próximo às obras. Nesta oportunidade, os trabalhadores da usina se colocaram a favor das reivindicações dos atingidos.

Para amanhã (26/08) estão previstas mais ações na região do Alto Uruguai. As ações na região sul fazem parte da Jornada Nacional de Lutas, de desde segunda-feira (22/08) acontece em 20 estados do Brasil e no Distrito Federal, onde está montado um grande acampamento, com mais de 3000 camponeses.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro