MAB e MST completam uma semana de acampamento em frente ao INCRA (TO)

Diante da falta de resposta às demandas dos atingidos por barragens e sem-terra do estado de Tocantins, cerca de 300 famílias do MAB e do MST continuam acampadas em frente […]

Diante da falta de resposta às demandas dos atingidos por barragens e sem-terra do estado de Tocantins, cerca de 300 famílias do MAB e do MST continuam acampadas em frente à sede da Superintendência Regional do Incra, em Palmas. O acampamento teve início na quinta-feira da semana passada (28 de abril).

As famílias reivindicam infraestrutura para os assentamentos (estradas, energia, centros comunitários, escolas, entre outras), distribuição de terras aos acampados e investigação das grilagens de terras. Pedem a desapropriação de várias áreas, com prioridade para a fazenda Dom Augusto, ocupada pelos movimentos no último dia 21.

Os movimentos ocuparam a fazenda Dom Augusto, localizada no quilômetro 25 entre Porto Nacional e Palmas, em protesto as irregularidades do latifúndio. O proprietário, Alcides Rebeschini, não tem toda a documentação da área: dos três mil hectares de terra apenas 1.200 são titulados. A fazenda também está na lista suja do Ministério do Trabalho e Emprego por ter sido flagrada com a prática de trabalho escravo: 100 trabalhadores foram resgatados em 2005.

Os manifestantes devem permanecer em frente ao INCRA no mínimo até o início da semana que vem, quando devem obter respostas da Secretaria Geral da Presidência da República para suas pautas.

Com relação ao MAB, a demanda é pelo reassentamento das famílias atingidas pela barragem de Estreito. “O INCRA cadastrou 1.000 famílias em Estreito e 409 em São Salvador e Peixe e até agora não deu resposta”, afirma uma liderança local.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro