MAB e FEA inauguram projeto de produção agroecológica em Barracão (RS)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará no próximo sábado (7) um ato público de inauguração do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentada), no reassentamento rural coletivo Primeira Conquista, […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará no próximo sábado (7) um ato público de inauguração do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentada), no reassentamento rural coletivo Primeira Conquista, em Barracão (RS).

O projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação de Educação para o Associativismo (FEA), entidade conveniada com a Fundação Banco do Brasil (FBB), e prevê a implementação de 100 PAIS em áreas de famílias camponesas atingidas pelas barragens da bacia do rio Uruguai, nos municípios de Aratiba, Mariano Morro, Barracão, Esmeralda e Capão Alto.

Segundo Marco Antonio Trierveiler, engenheiro agrônomo do MAB, o objetivo é produzir energia e alimentos saudáveis em equilíbrio com a natureza. “A atual política energética de produção de alimentos, baseada no agronegócio, é nociva ao povo brasileiro, pois concentra a riqueza nas mãos de poucos e envenena a terra, a água e os alimentos. Por isso, projetos como o PAIS possuem potencial de elevar a soberania alimentar de famílias camponesas, garantindo a renda e fortalecendo a fixação das famílias agricultoras no campo”, afirma Trierveiler.

O projeto PAIS oferece a base produtiva necessária para produção e diversificação de alimentos saudáveis, apropriada à lista de produtos comercializados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), nos devidos programas sociais, estimulando a redução do uso de agrotóxico. O Brasil, em recente pesquisa, é apontado como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, equivalente a 5,5 litros por habitante.

A atividade de sábado ocorrerá às 10h na propriedade de Albino Belentir, agricultor atingido pela barragem de Machadinho e reassentado na comunidade.

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro