Eike Batista receberá água mais barata no Ceará

Do portal O Povo As usinas termelétricas Porto do Pecém Geração de Energia S/A e MPX Pecém II Geração de Energia S/A, de propriedade de Eike Batista, terão 50% de […]

Do portal O Povo

As usinas termelétricas Porto do Pecém Geração de Energia S/A e MPX Pecém II Geração de Energia S/A, de propriedade de Eike Batista, terão 50% de desconto na tarifa para aquisição de água bruta. Foi o que assegurou a Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã de ontem, ao aprovar a mensagem do Governo do Estado que autoriza a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a conceder o incentivo.

Alegando a “consolidação do desenvolvimento econômico com sustentabilidade no Estado”, o líder do Governo na Casa, deputado Antônio Carlos (PT), justificou que a aprovação da medida toma como base a política do Executivo estadual, que objetiva a geração de emprego para a população cearense.

O deputado ressaltou ainda que, mesmo com o desconto, as empresas terão de pagar R$ 450 mil por mês à Cogerh para manter os serviços.

Oposição questiona

Votos vencidos contra a proposta, os deputados Heitor Férrer (PDT) e Roberto Mesquita (PV) protestaram contra o “favorecimento” de empreendimentos do empresário Eike Batista.
 
“Simplesmente porque é uma indústria, o governo quer fazer uma grande cortesia com chapéu do povo ao sétimo homem mais rico do planeta?”, questionou Heitor.

Por sua vez, Mesquita afirmou que, com todos os incentivos realizados, o governo estaria contribuindo para que Eike se torne o “4º ou 5º” homem mais rico do mundo.

“Essas empresas, que já têm incentivos na aquisição do terreno, redução de impostos, financiamento pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e na compra de matéria prima, merecem ser incentivadas numa proporção muito menor que a do micro-irrigador”, disse.

 

O Governo do Estado alega que o abatimento no consumo de água é um incentivo à atração de indústrias, com objetivo de gerar novos empregos para beneficiar a população cearense.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro