Atingidas por barragens recebem ministras de Estado

Na tarde de hoje (05/04), as mulheres que participam do Encontro Nacional – Mulheres em luta por direitos e pela construção de um novo projeto energético popular recepcionarão as ministras […]

Na tarde de hoje (05/04), as mulheres que participam do Encontro Nacional – Mulheres em luta por direitos e pela construção de um novo projeto energético popular recepcionarão as ministras Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos, e da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, para o lançamento do Relatório da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. O relatório apontou 16 direitos humanos sistematicamente violados em construção de barragens.

O MAB também vai entregar à ministra Maria do Rosário um dossiê que aponta violação dos direitos humanos das mulheres atingidas. Junto à entrega do dossiê, o Movimento solicitará que o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana crie uma Comissão Especial para investigar a violação dos direitos das mulheres na construção de barragens, assim como fez em 2006, quando criou a comissão Especial “Atingidos por Barragens”.

Para a ministra Ideli Salvatti, a demanda das atingidas é pelo acesso aos lagos das barragens. Em muitos casos no Brasil, as populações atingidas dependem da pesca, mas são impedidas de exercerem essa atividade econômica nos lagos formados pelas barragens.

O encontro acontece desde ontem (04/04) no Parque da Cidade, em Brasília, com a presença de cerca de 500 mulheres vindas de 14 estados. Elas são militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), atuam na luta contra as barragens e pelos direitos das atingidas e dos atingidos e, movidas pelo desejo de maior participação, inserem-se na organização das famílias para melhoria das condições de vida e de trabalho dos atingidos.

Durante o Encontro, que segue até o próximo dia 7, as participantes poderão discutir sobre o atual modelo energético e analisar as conseqüências da construção das barragens em suas vidas.

Segundo Ivanei Dalla Costa, da coordenação nacional do Movimento, este é o momento de fortalecer a participação das mulheres para que sejam sujeitas da organização e da luta. “Ainda hoje existe muita diferença na atuação de mulheres e homens, os direitos não são os mesmos e elas precisam estar esclarecidas sobre o seu papel na sociedade e no movimento social. Queremos participar e juntos, homens e mulheres, construir um novo projeto energético popular”, declarou.

Assessoria de Comunicação: (61) 8264-0147

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro